O Governo de Sergipe realizou nesta terça-feira, 3, uma reunião para apresentar a estratégia do programa ‘Sergipe de Portas Abertas’. O encontro ocorreu no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, e foi uma ação de engajamento direcionada a representantes de diversas entidades e setores do trade turístico. A expectativa é que o programa seja lançado oficialmente pelo governador Fábio Mitidieri em janeiro de 2025.
A proposta da reunião foi mostrar a estratégia que irá nortear a nova política pública de captação de eventos, apresentando questões sobre elaboração do edital e logística para execução. Além disso, também foi reforçado o que a gestão estadual tem feito para fortalecer a rota do turismo em Sergipe, cooptando eventos de grande porte.
“Esta reunião é de suma importância, sendo um marco no Governo de Sergipe. Temos que mostrar para a população os eventos que têm sido realizados. Sergipe está de portas abertas e tem potencial para realizar eventos. O sergipano é acolhedor, as pessoas chegam aqui e saem muito satisfeitas. É o momento de mostrarmos às entidades e realizadores que estamos prontos”, destacou a secretária Executiva do Turismo (Setur), Daniella Mesquita.
A política segue uma diretriz do Governo de Sergipe desde o início da gestão, valorizando o turismo local. Quem ressaltou esse ponto foi o secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), Júlio Filgueira. “O governador Fábio Mitidieri deixa claro que a cadeia do turismo é elemento de uma nova dinâmica de desenvolvimento. Hoje, apresentamos ao ecossistema a estratégia sergipana. Esse planejamento prévio é fundamental. Sergipe tem uma política clara que segue estas diretrizes”, afirmou.
Foram apresentados os três objetivos da estratégia: desenvolvimento econômico e geração de novos negócios e oportunidades; melhoria da infraestrutura e força de trabalho; e promoção e valorização cultural. Nesse sentido, há um alinhamento entre diversas pastas além da Setur e Seplan, como a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom) e Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (Seel).
O diretor-presidente da Funcap, Gustavo Paixão, explicou o intuito do encontro e os próximos passos com o ‘Sergipe de Portas Abertas’. “Explanamos ao trade como essa nova política irá se dar, apresentando os principais pontos. Com o lançamento em janeiro, as pessoas entenderão como podem trazer seus eventos para cá. E não é apenas incentivar novos, mas apoiar os que já existem”, detalhou.
“É importante que sigamos dando passos largos na nossa política de desenvolvimento, principalmente na área do turismo, em que os eventos têm tido um grande papel. Os números recorde de geração de emprego e renda passam também pelo turismo, e o trade faz com que a economia gire”, ressaltou o secretário da Secom, Cleon Menezes.
A pasta do esporte também tem sido peça importante nesse crescimento do turismo, atraindo grandes eventos para Sergipe. A secretária da Seel, Mariana Dantas, exaltou esse papel. “O esporte vive um novo momento, não apenas na parte técnica, mas com eventos que geram renda e visibilidade. Temos trabalhado incansavelmente para trazer eventos de excelência, e todos estão de parabéns por esse trabalho”, disse.
Trade satisfeito
A reunião de apresentação contou com a presença de autoridades e empresários do trade turístico, que ficaram satisfeitos com o que viram. O presidente executivo da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), Paulo Octavio, esteve no evento e ressaltou a importância da política.
“A recepção ou captação de eventos não funciona de forma individual. Você precisa ter um conjunto de ações, infraestrutura, tudo reunido e alinhado. Você precisa estar preparado, e aqui em Sergipe tenho notado uma estrutura muito boa. É necessário ter essa visão mais ampla”, destacou.
O trade sergipano também mostra empolgação com o projeto, como é o caso do empresário Wilson dos Santos: “O ‘Portas Abertas’ é um dos passos para consolidar esse projeto de turismo de negócios, com tudo estruturado para explorar nosso potencial turístico. Considero esse projeto um marco na história do turismo sergipano”.
O evento foi realizado no Centro de Convenções AM Malls, que faz parte dessa política. O espaço passou por uma completa reforma apoiada pelo Governo de Sergipe, e hoje está totalmente estruturado, sendo uma grande ferramenta para o fortalecimento do turismo ao atrair grandes eventos. “O objetivo é posicionar Sergipe na rota dos grandes eventos, e a gente consegue fazer isso com uma grande estrutura aqui. Temos não só um Centro de Convenções capacitado e gabaritado, mas também um destino Sergipe que dá conta. Isso é impacto direto na economia”, ressaltou a diretora do AM Malls, Rafaella Mamede.