A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE), juntamente com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e em parceria com a Azul Viagens, promoveram, ontem, 25, o road show ‘Viva Aracaju’, em Belo Horizonte, quando foram capacitados mais de 120 agentes da empresa aérea, com vistas a divulgar Aracaju e outros municípios sergipanos em Minas Gerais, região sudeste do país.
O road show integra as várias ações de divulgação do destino, que integram o Termo de Fomento que a Prefeitura, com recursos próprios, no valor de R$ 1 milhão, firmou junto à Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE).
“Estou muito feliz por poder mostrar aos mineiros o que é Aracaju, mostrar nossa cultura, culinária, atrativos e nossa hospitalidade. Temos uma cidade preparada para receber os turistas, uma rede hoteleira, bares, restaurantes e de serviços para garantir bons momentos a quem nos visitar. O resultado dessa capacitação é a chegada de muitos turistas em Aracaju e Sergipe, beneficiando todos os segmentos do turismo. É emprego, renda e desenvolvimento em nossa cidade”, ressalta o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Jorge Fraga.
Desde que o projeto foi lançado, em outubro de 2021, mais de 500 agentes de viagens dos estados da Bahia, Alagoas, Minas Gerais e do Distrito federal foram capacitados nas caravanas ‘Viva Aracaju’.
“Esta capacitação tem uma relevância muito grande porque estamos trazendo todo o potencial de Aracaju e outros municípios sergipanos com excelentes atrativos para que o estado de Minas Gerais e suas agências de viagens tenham conhecimento daquilo que podemos oferecer, somos um destino de qualidade”, reforça o presidente da ABIH-SE, José Wilson dos Santos.
O trabalho de divulgação conta com capacitações realizadas pela Secretaria de Turismo (Setur) do Governo do Estado nos municípios de Salvador/BA e Feira de Santana/BA; Maceió/AL e Arapiraca/AL; Caruaru/PE e Petrolina/PE.
Para o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, o mercado mineiro é extremamente importante e a capacitação para os agentes da Azul Viagens é uma oportunidade de dialogar com o mercado de Minas Gerais.
“Estamos todos com o mesmo propósito, mostrando a união que faz acontecer e desenvolver o turismo em Sergipe”, destaca o gestor estadual.
Durante a capacitação, foram exibidos vídeos de apresentação dos atrativos de Aracaju e Sergipe, com os principais pontos turísticos da cidade, opções de passeios, cultura e culinária da capital sergipana e também de municípios sergipanos.
Também foi oferecido um kit contendo produtos da gastronomia encontrada nos mercados de Aracaju como a castanha e balas regionais de caju e jenipapo, além de farto material de divulgação contendo informações turísticas do destino.
O evento foi marcado pela qualidade na recepção oferecida aos agentes de viagens mineiros e pela riqueza de informações nas apresentações e no material de promoção do destino.
“Foi maravilhoso. Creio que este seja o maior evento de todos os tempos, aqui em Minas Gerais, com mais de 120 agências de viagens presentes. Uma organização perfeita, hoteleiros muito bem impressionados, agentes de turismo encantados. Temos que parabenizar a Prefeitura de Aracaju, o Governo do Estado e a ABIH pela magnitude com que trabalharam para deixar essa nossa marca para os mineiros”, disse o gerente-geral do Hotel Real Classic em Aracaju, Jairo de Carvalho Filho.
Reunião com Executivos da Azul Viagens
Como parte da agenda de trabalho em Belo Horizonte/MG, o secretário Jorge Fraga e o secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, convidados pelo presidente da ABIH-SE, José Wilson, participaram de uma reunião com os executivos da Azul Viagens, Juscelino Melo (Comercial de Lojas), Aline Félix e Igor Bella (Executivos de Agências), Sâmea Omena (Gestora de Produtos), e representantes da hoteleria, quando trataram da oferta de voos e redução no preço das passagens.
“Uma das nossas maiores preocupações é melhorar a quantidade de voos para Aracaju e também reduzir o preço das passagens para melhorar nossa competitividade. Com entendimento e diálogo, nosso destino chegará onde merece estar”, pontua José Wilson.
Preocupações que foram compreendidas pelos executivos da Azul Viagens.
“Foi um bom encontro. Ouvimos o setor de viagens, a hotelaria e, agora, é a hora de voltarmos a divulgar Aracaju, que é um destino maravilhoso, tem muita coisa pra se mostrar. Nesta reunião, definimos estratégias para o segundo semestre, a fim de pleitear novos voos, fazer com que o voo que infelizmente nós perdemos volte na próxima temporada e fique permanente”, aponta Sâmea Omena.
A próxima etapa de divulgação dos destinos Aracaju e Sergipe será em Itajaí & Balneário Camboriú, em Santa Catarina, região Sul do país, onde as secretarias de Turismo do Estado de Sergipe e da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju participarão, nos dias 27 e 28, da BNT Mercosul, importante feira de turismo que reúne profissionais do mercado, representações de vários estados e de outros países com o objetivo de divulgar seus destinos, fechar negócios e fazer contatos comerciais.