É com extrema alegria e sensação do dever cumprido que hoje comemora-se dois séculos da fundação do Grande Oriente do Brasil, potência maçônica primaz brasileira, que, sob o comando ou, como dizemos, sob o malhete do seu primeiro grão mestre geral nosso patriarca Dom Pedro I, protagonizou momentos marcantes da nossa história como a Independência ante o imperialismo europeu, solidificando, consequentemente, a nossa soberania nacional.
A tão sonhada LIBERDADE, a qual foi consolidada pela Proclamação da Republica tão bem arquitetada pela força e coragem dos irmãos Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, tornou-se o inabalável alicerce para formação da continental nação em que hoje habitamos. Proporcionou-nos ainda a abolição da escravidão, sob a batuta de irmãos ilustres como Gonçalves Ledo, José do Patrocínio e José Bonifácio, na busca da justiça social, a justa e perfeita
IGUALDADE entre seus filhos, desde o mais eminente ao mais desconhecido, no exercício pleno da cidadania, constituindo-se, assim, o país mais plural do planeta!
As ações maçônicas foram e continuam sendo primordiais para a formação do ser humano, ensinando-o virtudes das mais relevantes para a concepção de homens livres e de bons costumes que, alicerçados na crença em Deus, o Grande Arquiteto do Universo, defendendo a Pátria e seus compatriotas e valorizando a família como célula-mater de qualquer sociedade, fazem um mundo mais humano, FRATERNO e melhor, onde a fé, a esperança e a caridade guiam-nos em busca da verdadeira luz que alumia todo ser vivo!
Parabéns maçons que compõem a centenária família gobiana! Parabéns maçonaria sergipana!
A Maçonaria é uma verdadeira escola de moral e ética! Sendo assim, vamos juntos e irmanados para mais 100 anos de história, cavando templos à virtude e cavando masmorras ao vício e ao crime!
__________
(*) Hernan Augusto Centurion Sobral é médico cirurgião e coloproctologista. Mestre maçom da Loja Maçônica Clodomir Silva 1477, exercendo atualmente o cargo de orador.