O Grupo Fasouto completou este mês 40 anos, fruto da visão empreendedora de Raymundo Juliano, falecido em agosto de 2020, e para marcar a data o Lojão Fasouto criou um calendário para todo este ano com o mote “Fasouto, 40 anos e o presente é seu”. “Demos a largada com a ação bônus Fasouto 40, onde o consumidor recebe 50% de desconto, frete grátis em todas as compras acima de R$ 200 no Fasouto.com até o dia 6 de abril”, disse o CEO do Lojão Fasouto, Juliano Cézar Souto, acrescentando que “vem mais por aí”.
Apontado como o maior atacadista de Sergipe, segundo ranking da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad/Nielsen 2019), o CEO do Grupo Fasouto não se preocupa com a chegada de grandes empresas internacionais do setor, no mercado sergipano. “É uma disputa saudável para ser a maior entre as empresas locais, mas reitero nosso compromisso número um que é ser a melhor”, destaca Juliano Souto.
Para o empresário, a entrada de grandes players internacionais no setor atacadista, a partir de 2010 em Sergipe, demonstra o quanto o setor é relevante no país. “O Brasil tem um patrimônio que deve ser preservado e incentivado: uma rede de quase 1 milhão de pontos de vendas de varejo independente. Estamos juntos nessa luta e através de nossas operações estamos cada vez mais perto e integrados a estes players. Nosso tema é antigo: quem não é o maior tem que ser o melhor. É assim, buscando atender cada vez melhor, quer seja em sortimento, localização, venda digital com descontos, que queremos ser a melhor opção de compras e abastecimento do varejo alimentar em Sergipe”, pontuou.
Por ser uma opção de baixo custo, os consumidores passaram a comparar no varejo em lojas atacadistas. O conceito de atacarejo tem mais de 50 anos e é originário na cidade de Mulheim, na Alemanha, através do professor Oto Beisheim ao abrir o primeiro estabelecimento de Cash and Carry (pague e leve). O atacarejo é um modelo de negócio do setor de supermercados que une características do atacado e varejo em um mesmo lugar.
Para manter a clientela, a Fasouto tem o programa de fidelidade Cliente Vip, que oferece ao portador do cartão, a partir de uma compra mensal de R$ 300, um desconto de até 10% sem precisar comprar quantidades excessivas. “Tem desconto mesmo comprando uma unidade de cada produto. Ao final da compra o sistema informa claramente qual foi o valor do desconto obtido”, disse.
O Lojão Fasouto tem cinco lojas – Aracaju, Estância, Lagarto, Tobias Barreto e Nossa Senhora do Socorro –, gera 400 empregos diretos e outros 2 mil indiretos, além de uma equipe de 50 vendedores e promotores.
De acordo com Juliano Souto, existe um plano de expansão definido e a estrutura com o Centro de Distribuição Socorro já está pronta. “Neste momento o desafio maior é a venda digital, pois fecha uma lacuna que tínhamos em atender a necessidade do consumidor e depois do comerciante com essas plataformas”, afirmou.
Questionado se o Grupo Fasouto tem planos de ampliação em outros Estados, a exemplo da Bahia ou Alagoas, Juliano Souto foi taxativo: “Minha terra é Sergipe”.
Ele lembra que quando tinha 18 anos foi convidado a ingressar como sócio minoritário nessa operação. “Em 1990, em mais um gesto de ousadia, o visionário Raymundo Juliano amplia as atividades para comércio e transportes e iniciamos a operação de comércio atacadista de produtos em geral, mantendo essa operação separada da Disberj”.
“Em 2003, novo gesto de ousadia: decidimos encerrar nosso contrato de 40 anos como distribuidora da Antárctica e, observando as necessidades dos clientes e fornecedores, evoluímos a nossa atividade para o atacado distribuidor, onde além de vender e entregar mercadorias, firmamos sólidas parcerias com as melhores indústrias, realizando para estas e para os clientes, serviços de merchandising no ponto de venda, venda de mix produtos e outros. Essa atividade mantemos até hoje com equipe de 50 vendedores e promotores, atendendo com 20 fornecedores de diversas categorias de produtos, com mais de 5 mil pontos de venda no estado”, explicou.
Já em 2007, com o crescimento dos micro e pequenos negócios havia dificuldade de atender pelo modelo de atacado distribuidor – visto que estes precisam de maior variedade e disponibilidade quase diária de produtos -, então foi criado o Lojão do Distribuidor, de 500 metros em nossa sede na avenida Simeão Sobral.
Em 2010, o grupo viu que esse modelo tinha aderência e ampliou o autosserviço, agora Lojão Fasouto, com 1,5 mil metros quadrados e 10 mil itens de produtos. “Em 2013 iniciamos nosso processo de interiorização abrindo a unidade de atacarejo na cidade de Estância com apenas 600 metros, levando aos micro, pequenos e médios comerciantes, bem como consumidores e transformadores (bares, etc) uma opção moderna e econômica de atacarejo.
Em 2015, foi ampliado o atacarejo de Aracaju 2,5 mil metros e aberta uma operação de Centro de Distribuição (CD). “Em 2016 chegamos em Lagarto; em 2018 ampliamos Estância; em 2019 é a vez de Tobias Barreto; em 2020, o grande passo de fazer um novo CD e loja em Socorro que possa suportar a segunda etapa de expansão de empresa”.
Com a Covid-19, o mundo muda o jeito de comprar e o Grupo Fasouto teve que se esforçar para entrar no mundo digital, inicialmente na plataforma de market place e agora, em 2022, agregou a plataforma própria Fasouto.com, em Aracaju e Socorro. “Para este ano, vamos com a venda digital nas cidades onde temos loja e vamos ativar a plataforma na versão B2B para atender de forma digital, também, os comerciantes”, explicou Juliano Souto. A sigla B2B significa business-to-business, uma expressão em inglês para indicar uma empresa que faz negócio com outras empresas.
Para Juliano Souto, “a ausência presente” de Raymundo Juliano é o seu maior legado “e minha maior herança. “Seus ensinamentos, hoje eternizados no livro ‘80 anos negociando e fazendo amigos’ são nossa “bíblia” do dia a dia. Cada colaborador nosso deve se espelhar no exemplo de Raymundo Juliano que trabalhou muito, fez negócios, construiu amizades, honrou a família, e tudo isso com muita fé em Deus. Para simbolizar isso, mantemos em destaque em cada uma de nossas lojas a sua imagem e sua principal mensagem: “fazer negócios e conquistar amigos”.
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