O deputado estadual Francisco Gualberto (PT), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, demonstrou nas últimas semanas muito incômodo com ataques sofridos pela Casa e que partiram de membros do próprio poder legislativo. Mesmo ciente de que o parlamento é um ambiente muito plural, ele acredita que a importância da Assembleia para a sociedade suplanta esse tipo de pensamento contrário. “É natural que existam pessoas com personalidades diferentes, mas chegar ao desnível de querer abater a Assembleia Legislativa para se promover, enquanto eu estiver nessa Casa não aceitarei. E quando sair dela, seja para ir para outra função política, seja para voltar a outro tipo de vida fora da política, não me negarei a falar sobre a importância da Alese”, afirma o deputado.
Defensor intransigente do parlamento estadual, Gualberto planeja outro tipo de atuação política nos próximos anos. “Todos sabem que já anunciei que colocarei o meu nome para disputar as próximas eleições buscando uma vaga de deputado federal, mas isso somente Deus sabe se vai dar certo ou não. Mas uma coisa todos podem ter certeza: quando chegar a época eleitoral será minha obrigação dizer que se me sinto preparado para defender o estado de Sergipe, preparado para defender questões nacionais que interessem ao povo brasileiro, jamais irei negar que é por causa de algumas contribuições que tive na vida política”, argumenta.
Entre essas valiosas contribuições, ele cita sua participação efetiva no movimento sindical, na Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), na Câmara de Vereadores de Aracaju, além dos inúmeros aprendizados adquiridos justamente na Assembleia Legislativa. “Sem essas contribuições, eu certamente não teria a mesma condição de dizer que estou preparado para representar o povo de Sergipe em Brasília. Diferente dos que atacam a casa parlamentar, eu quero é me apresentar com orgulho e dizendo que o meu grande trunfo são as experiências adquiridas na Alese”, garante Francisco Gualberto, que já planeja suas pautas de atuação. “Com as condições que adquiri, me sinto em condições de ter uma atuação que combata a fome, a miséria, o desemprego, as privatizações, o entreguismo, e muitas outras questões de bandeira nacional, além de questões que tragam desenvolvimento para Sergipe”.
Deputado estadual desde 2003, portanto há cinco mandatos, Francisco Gualberto exerceu a função de liderança do governo em várias ocasiões, passando pelas gestões de Marcelo Déda, Jackson Barreto e Belivaldo Chagas. Nesse período, foi responsável por inúmeras negociações entre categorias de servidores públicos e gestores das mais diversas pastas no âmbito estadual. Essas negociações, na maioria das vezes, significaram melhorias salariais e de condições de trabalho para milhares de servidores em Sergipe.
Para a prática da boa política, o deputado defende sempre os princípios da ética e da lealdade. Por esse motivo, segundo Gualberto, a Assembleia Legislativa não merece os ataques sofridos por alguns dos seus próprios integrantes. “São determinadas pessoas, e não vamos valorizar esse debate para não exaltar a pequenez. Se a gente quisesse valorizar esse palanque, eles não aguentariam meia hora de discussão filosófica, política, de competência. Eu prefeito dizer que o que interessa ao povo sergipano é a eficiência, o comprometimento e a responsabilidade desta Casa com eles”, sustenta Gualberto.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…