A novela dramática do Hospital de Cirurgia (HC) que, recentemente ano suspendeu as cirurgias cardíacas, colocando em risco a vida de muitos pacientes, ganhou hoje, 29, um novo capítulo, dessa vez mais animador. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, que a unidade reiniciou as cirurgias cardíacas.
Agora pela manhã, está sendo operado um paciente do município de Nossa Senhora do Socorro. Ele deu entrada na unidade coronariana avançada do HC, trazido pelo SAMU, no dia 10 de agosto, realizado no mesmo dia cateterismo de urgência.
O exame demonstrou quadro clínico com necessidade de intervenção cirúrgica. Foi avaliado pela cirurgia cardíaca e indicado cirurgia de revascularização miocárdica. A equipe de cirurgia cardíaca é composta por: Marcos Ramos, Wilson Félix, Rika Kakuda e Rafael do Amor.
O HC ficou muito tempo sem realizar cirurgias cardíacas e agora, com o apoio do Governo do Estado, que participa de uma cogestão, o retorno das cirurgias foi possível. Essa é a primeira de muitas que já estão programadas. Também já voltaram a serem realizadas no hospital as cirurgias vasculares, neurológicas e urológicas.