O apoio logístico da Prefeitura de Aracaju ao Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) inclui também o suporte à realização do processo seletivo do órgão para contratação de 1.922 recenseadores que atuarão na coleta de informações censitárias em Sergipe. As provas serão aplicadas no próximo domingo, dia 10, sob a coordenação da Fundação Getúlio Vargas, banca organizadora do certame.
Neste ano, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país e as informações coletadas pelo instituto vão auxiliar a gestão municipal na tomada de decisão, além de gerar benefícios para toda a comunidade.
Esta pesquisa do IBGE revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
As vagas disponíveis são para cargos de nível fundamental, com remuneração de R$1.700, e estão distribuídas nos 75 municípios sergipanos. Somente para Aracaju, serão 560 vagas para recenseador. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.
Censo 2022
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.