A segunda edição do circuito inclusivo organizado pela Riot Games deste ano conta com duas novidades: divisão do torneio em duas etapas e a criação do Ignis Academy. O evento distribuirá o total de 265 mil reais em premiações para as equipes participantes ao decorrer do ano. Confira a seguir os detalhes sobre o torneio que tem o intuito de fomentar o cenário competitivo inclusivo de League of Legends no Brasil.
Na edição de estreia, que aconteceu no ano passado, o torneio que é dedicado exclusivamente à mulheres, cis, trans e não-bináries, retorna este ano ainda com mais força. Com o sucesso da 1ª edição, o acolhimento da comunidade do game, a publicadora resolveu dedicar mais investimento na Ignis Cup.
A Ignis Cup dá continuidade ao projeto League of Legends Game Changers, que teve a iniciativa de jogadoras do MOBA da Riot, com o intuito de competir profissionalmente em campeonatos de LoL, elas buscam também atuar como analistas e casters. Ao todo, já são 64 equipes confirmadas para participarem do evento.
De acordo com o comunicado de Thomas Hamence, CEO da paiN Gaming, o objetivo central do evento é fornecer suporte e apoiar o movimento cultural comandado pela Riot Games. Por meio do comunicado oficial, Thomas declarou o seguinte:
“Entendemos que as organizações têm obrigação em fomentar a diversidade executando projetos com maestria. A inclusão foi pauta de diversas conversas com a Riot Games e, finalmente, criamos esse espaço juntos. Sempre foi ponto indiscutível um projeto com oportunidades de desenvolvimento realmente factíveis”.
Ele complementou informando que todo o apoio necessário será fornecido, a fim de fazer com que a line-up feminina se torne cada vez mais competitiva e adquira, consequentemente, o êxito profissional.
A equipe que faturou a melhor e levou a taça na edição de estreia da Ignis Cup foi a paiN Gaming, que bateu a adversária Raizen com o placar invicto de 3-0. A equipe vencedora inaugurou a sua primeira formação de elenco em 2012. Dentre as jogadoras da paiN Gaming, se destaca a pro player e streamer Luma, irmã do influenciador digital Lucas Inutilismo. A jogadora, que atua como Jungler, foi decisiva para trazer a vitória para o seu time.
O time vencedor recebeu a quantia de 27 mil reais, dos 80 mil reais que foram distribuídos entre as equipes participantes do torneio. Além de Luma, a equipe da que concorreu a Ignis Cup 2022 foram: Cutness (Mid), Yatsu (ADC), Luna (Support) e por fim Flower (Top), que se desligou na equipe no final do ano passado motivos do time após se envolver em uma polêmica.
Conhecida por “As Tradicionais”, a equipe paiN Gaming é hoje considerada como dominantes no cenário competitivo feminino no país. Entre suas conquistas, a paiN Gaming foi duas vezes campeã da Goddess Cup, derrotando as adversárias Izanagi Morrigan (2-0) e a Miners Female (3-1), garantindo uma final contra a Raizen. O evento é organizado pela Gamers Club, Goddess Cup é mais um torneio que incentiva o cenário competitivo feminino nacional.
Ainda que o cenário competitivo de League of Legends exista há mais de uma década, é inegável que as competições, tanto em outros países como também no Brasil, sejam majoritariamente por equipes do gênero masculino, esta não foi a primeira competição voltada exclusivamente para o gênero feminino. As edições do ano de 2019 e 2020 do torneio GIRLGAMER Esports Festival, que aconteceu na capital dos Emirados Árabes, consagrou as brasileiras que formam a equipe Team Innova na terceira colocação.
Neste ano, o torneio GIRLGAMER 2023 Esports Festival acontece em Bahrain e conta com a presença da equipe brasileira Rise Gaming, que está na disputa com outras 4 equipes do evento que marca o final do evento do ano passado e apresenta as equipes vencedoras de cada competição regional offline. Vale destacar que o Ignis Cup garante duas qualificatórias abertas pela Gamers Club e outra pela final na Arena CBLOL, em formato presencial, situado no estúdio da Riot Games.
A estreia da Ignis Academy na edição deste ano vai contar com uma sequência de torneios amadores de LoL, que são organizados de forma independentes para fornecer reforço no calendário do campeonato Ignis Cup. A iniciativa é uma forma de prover às equipes que desejem ingressar na carreira competitiva em competições de LoL. Ao todo, serão 6 campeonatos onde serão contabilizados pontos de circuito para as equipes.
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…
Peritos criminais da Polícia Federal (PF) vão investigar as explosões ocorridas na noite desta quarta-feira (13) com…
Por Diego da Costa (*) com gratidão que dou início à coluna “Comunicação…
Abrir uma pequena empresa pode ser ao mesmo tempo empolgante e desafiador. Desde o desenvolvimento…