A Iguá Sergipe, ainda em operação assistida, inicia hoje, 17/02, as obras para implantação de Adutora de Água Tratada em Poço Redondo, visando ampliar o acesso à água tratada e fortalecer o abastecimento do município. O projeto consiste na implantação de uma tubulação de 14 km que conectará a Estação de Tratamento de Água, em Curralinho, ao reservatório da cidade, beneficiando 33 mil habitantes após conclusão.
O novo sistema trará melhorias para o abastecimento na sede do município, além de povoados próximos, permitindo a desvinculação de Poço Redondo da Adutora do Alto Sertão, gerando autonomia à cidade em relação à oferta de água.
Além do projeto de Poço Redondo, a Iguá Sergipe assumirá a execução de mais três obras emergenciais para abastecimento de água no interior do estado que beneficiarão os municípios de Itabaiana, Moita Bonita, Porto da Folha, Lagarto e Riachão do Dantas. A melhoria do sistema de abastecimento dessas regiões trará mais qualidade de vida para mais de 70 mil sergipanos que vivem na região.
De acordo com o diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, começar os trabalhos da Iguá nessa obra em Poço Redondo é muito importante, pois o problema da escassez de água afeta a região há muitos anos. “Essa é uma ação significativa, que vai promover a melhoria na qualidade de vida dos moradores da região que ainda não têm acesso à água tratada em suas casas”, afirmou.
O governador Fábio Mitidieri enfatizou que a obra será a solução de um problema histórico. “São mais de 50 anos que a população aguarda por esse momento, muitas promessas e, agora, chegamos para dar uma solução definitiva. Ao todo, 33 mil pessoas serão beneficiadas diretamente por essa obra, uma parceria da Deso com a Iguá, ou seja, o Governo do Estado já com a empresa concessionária trazendo uma solução definitiva.”, destacou.
Além disso, mais duas obras estão em fase de mobilização, sendo uma delas entre Itabaiana e Moita Bonita, e outra entre os povoados Chumbinho e Lagoa do Rancho, no município de Porto da Folha, ambas com cerca de 10 km de tubulação a serem implantadas. Em março, será iniciada a implantação de uma tubulação de 25 km entre Lagarto e Riachão do Dantas. A conclusão dos quatro projetos está prevista para o segundo semestre de 2025.
Sensibilização Social e Operação Assistida
Como parte de seu compromisso com as comunidades locais, a Iguá Sergipe, através do Programa de Sensibilização Social da Iguá, reuniu moradores de Poço Redondo, no dia 13/02, visando informar sobre a execução do projeto, assim como sanar possíveis dúvidas dos moradores do entorno das obras. Foram realizadas duas rodas de conversa comunitária, uma na sede da cidade e outra no povoado de Curralinho, com o intuito de possibilitar que o maior número de pessoas tivesse acesso à informação.
A Iguá Sergipe ainda está na fase de operação assistida, período de transição de até 180 dias após a assinatura de contrato, no qual a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) concede acesso para que a concessionária conheça os sistemas de água e esgoto do estado e desenvolva seu plano de ação. Essa etapa visa garantir a continuidade dos serviços quando houver a transferência de atividades, o que acontecerá no primeiro semestre de 2025.
Após iniciar sua operação, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água e a coleta e tratamento de esgoto, enquanto a Deso permanecerá realizando a captação e tratamento da água.
Contratações
Os interessados em fazer parte da Iguá Sergipe podem acessar a plataforma Gupy e cadastrar o currículo para uma vaga ofertada ou no banco de talentos. Lembrando que as contrações não se resumem à capital, com vagas disponíveis nas cidades do interior. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão seguro de vida, plano de saúde e odontológico extensivo aos dependentes, vale-alimentação, serviço de telemedicina, empréstimo consignado e PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Saiba mais e inscreva-se aqui: https://igua.com.br/trabalhe-com-a-gente
Iguá Sergipe
Com a concessão parcial para a prestação de serviços de saneamento básico à população sergipana, a Iguá Sergipe será responsável pela distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto em 74 dos 75 municípios do estado. Com o início da operação plena no primeiro semestre de 2025, a companhia iniciará investimentos em saneamento na região, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas ao longo dos 35 anos do contrato. Alinhada ao Marco Legal do Saneamento, que estabelece a meta de universalizar o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário no Brasil até 2033, a Iguá Sergipe promoverá mais qualidade de vida e desenvolvimento sustentável no estado.
Sobre a Iguá Saneamento
A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação