Você já se deparou com alguma situação envolvendo a iluminação pública, como por exemplo, postes com lâmpadas queimadas e não soube a quem recorrer? Saiba que, em casos como este, é importante entrar em contato com a Prefeitura Municipal da sua cidade, que é a responsável pela manutenção das luminárias das vias públicas.
De acordo com a Resolução 1.000 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a elaboração de projeto, a implantação, expansão, operação e manutenção das instalações de iluminação pública, como luminárias acesas durante o dia ou apagadas durante a noite, são de responsabilidade da gestão municipal.
“A determinação entrou em vigor em 2015 e é válida em todo o Brasil. É muito importante que a população esteja ciente de quem cuida da iluminação pública para contribuir com melhorias para cada localidade”, declara o gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa, Thyago Tanouss.
Por meio da taxa de Contribuição da Iluminação Pública (CIP), que consta na fatura de energia elétrica, os municípios arrecadam os recursos necessários para o custeio dos serviços de iluminação pública voltados à população. “Este é um ponto muito relevante porque a arrecadação é repassada integralmente para as prefeituras dos municípios”, salienta Tanouss. Os valores são estabelecidos para cada localidade através de Leis e Decretos Municipais.
Os clientes podem entrar em contato com a Energisa em casos de árvores próximas à rede elétrica, postes de distribuição de energia danificados, e fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas. O contato com a Energisa deve ser realizado por meio dos canais de atendimento:
– Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)
– WhatsApp Gisa: (79) 98101-0715
– Site: www.energisa.com.br
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…