Alegria e inclusão marcaram a tarde de atividades no Centro de Referência Especializado para Pessoa com Deficiência (Centro-Dia), nesta quinta-feira, 16, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), que levou dois cães que fazem parte da corporação. A unidade é administrada pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social.
Os assistidos tiveram a chance de interagir com os cães e ouviram orientações dos bombeiros sobre os cuidados com os animais. “Além de desmistificar o que muitas vezes se acredita sobre o cachorro, de que cachorro é violento, a gente percebe uma aproximação do cão com o assistido. Atinge não só os assistidos, mas também toda a equipe. O cão traz amor, que foi o que a gente veio fazer aqui”, pontuou Jéssica Cardoso, soldado do CBMSE.
Jolie e Zumbi foram as atrações da unidade. Os cães, que são treinados para resgates, realizaram hoje um trabalho terapêutico, chamado cinoterapia. “Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é importante para incluí-los nos espaços e ajudar cada um dos nossos usuários a socializar. Além disso, é uma atividade que utiliza o cão como facilitador no processo de desenvolvimento”, explicou Elieser Abreu, coordenador da unidade.
Para as famílias, esses momentos possibilitam estímulos sensoriais importantes, como relatou Benedito Antônio de Souza, pai de Hebert, assistido da unidade desde 2015. “Eu nunca tive a oportunidade de ter animal em casa, mas, para mim, foi uma surpresa muito grande o avanço dele. Ele se acostumou e até deixou o cão se aproximar”, afirmou.
O município de Neópolis, localizado a 121 quilômetros da capital Aracaju, receberá a 38ª edição…
Na tarde dessa segunda-feira, 20, o Caju Hub, na Orla da Atalaia, foi palco…
O presidente interino da Funcaju, Fábio Uchôa, esteve nesta segunda-feira, 20, no Instituto do Patrimônio…
O programa 'Sergipe no Mundo', que oferece a estudantes da rede estadual de ensino a…
O governador Fábio Mitidieri reuniu nesta segunda-feira, 20, o secretário de Estado da Educação…
Os residentes em Sergipe que tenham interesse em gerar sua própria energia elétrica com placas…