terça-feira, 21/01/2025
O Jovem Tech também surge para suprir uma lacuna do mercado local de tecnologia, que carece de profissionais qualificados

Inovase promove aula inaugural do Programa Jovem Tech, que beneficiará 600 jovens aracajuanos com capacitação em tecnologia

Compartilhe:

 

Na tarde dessa segunda-feira, 20, o Caju Hub, na Orla da Atalaia, foi palco da aula inaugural do Programa Jovem Tech, uma iniciativa do Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase) que promete transformar a realidade de 600 jovens aracajuanos. A proposta do programa é capacitar jovens que, em sua maioria, estão em situação de vulnerabilidade social e que não estudam nem trabalham, preparando-os para um mercado de trabalho em constante expansão: a tecnologia.

Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da bancada parlamentar de Sergipe e da Prefeitura de Aracaju, o programa vai proporcionar aos beneficiários a oportunidade de adquirir conhecimentos em teconologia e inovação, áreas com grande demanda no mercado de trabalho. “A partir de hoje, iniciaremos uma formação intensa em desenvolvimento de sistemas e programação. Estamos oferecendo conhecimento a um público que normalmente não teria acesso, unindo juventude, tecnologia e inovação em uma política pública transformadora”, destacou Marcos Vasconcelos, diretor-executivo do Inovase.

Oportunidades reais

O Jovem Tech também surge para suprir uma lacuna do mercado local de tecnologia, que carece de profissionais qualificados. Durante os próximos oito meses, os participantes aprenderão a desenvolver sistemas, criar aplicativos e solucionar desafios reais apresentados por empresas parceiras. Além disso, segundo expectativa do secretário municipal do desenvolvimento de Aracaju, Dilermando Júnior, cerca de 80% dos jovens formados no programa devem estar inseridos no mercado de trabalho ao final do curso.

“Hoje, o mercado de tecnologia gera muitas oportunidades, mas não temos ainda a quantidade de profissionais formados necessária para atender todos os nichos. Este programa é fundamental, porque capacita jovens para suprir essas demandas e já coloca boa parte deles em condições de entrar no mercado ao final da formação”, explicou o secretário.

O instrutor pedagógico Ederson Manoel de Oliveira destacou o compromisso do programa com a aceleração do aprendizado e a emancipação digital dos jovens. “Queremos preparar esses alunos para as tecnologias que o mercado mais demanda, mesmo que eles não tenham experiência prévia em programação. Nosso papel é garantir que eles possam acessar novas oportunidades e crescer na vida”, afirmou.

Juventude aracajuana beneficiada

Entre os participantes, o clima era de esperança e determinação. Marcelo Elias de Araújo, um dos jovens beneficiados, enxerga o programa como um divisor de águas: “Espero crescer pessoal e profissionalmente, aprender o que o mercado de trabalho busca e trazer melhorias para a sociedade”, disse Marcelo.

Outra jovem contemplada é Everaldina Alvez Hora, que também mostrou entusiasmo ao participar do programa. Com uma visão voltada à sustentabilidade, quer, por meio da tecnologia, pensar em alternativas inovadoras que ajudem a preservar o meio ambiente.  “Quero contribuir com soluções tecnológicas que reduzam a poluição e promovam alternativas sustentáveis. Esta é uma oportunidade única para criar um futuro melhor para todos”, destacou Everaldina.

600 jovens serão beneficiados com o programa

O Programa Jovem Tech deve beneficiar até 600 jovens aracajuanos que enfrentam desafios sociais e econômicos, oferecendo não apenas formação técnica, mas também a possibilidade de transformar suas trajetórias profissionais. Promovido pelo Instituto de Inovação de Sergipe (Inovase), em parceria com o governo federal, a bancada parlamentar de Sergipe, a Prefeitura de Aracaju e empresas privadas, o programa é um verdadeiro exemplo da importância da união de esforços em iniciativas que promovem a transformação social por meio da tecnologia e inovação.

A expectativa é que, ao longo do curso, os jovens adquiram competências técnicas que os preparem para o mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, contribuam para o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe, fortalecendo o estado como um polo emergente de inovação e tecnologia.

Compartilhe:

Sobre Só Sergipe

Portal Só Sergipe
Site de Notícias Levadas a Sério.

Leia Também

Governo de SE

Governo autoriza formação de comissão para concursos públicos da Educação e inicia tratativas da Universidade Estadual

  O governador Fábio Mitidieri reuniu nesta segunda-feira, 20, o secretário de Estado da Educação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat