“Verão é tempo de Aracajuar”. Esse é o mote da campanha de divulgação turística da capital sergipana para a alta estação de 2022. A ação foi iniciada pela Prefeitura de Aracaju em janeiro, com o lançamento do vídeo promocional veiculado em redes sociais, em sites especializados em turismo e nas afiliadas da Rede Globo na Bahia, Alagoas e Pernambuco.
A divulgação de Aracaju em meio digital também está sendo feita através de banners online no Google, direcionados para sites de Online Travel Agencies (OATs), especializados na venda de produtos de viagem, como o Skyscanner (2,7 milhões de acessos), Submarino (9,4 milhões), Trivago (4,1 milhões), Booking (352 milhões apenas nos EUA).
Além da campanha, outras ações de divulgação do destino Aracaju foram implementadas pela Prefeitura, com a divulgação de publieditoriais em plataformas especializadas em turismo, como o “Blog Um Viajante”, “Viaje na viagem” e o “Prefiro Viajar”, somando um público potencial de acesso aos sites superior a 540 mil pessoas.
Para oferecer informações detalhadas sobre o que fazer em Aracaju, foi criado o hotsite descubraaracaju.com.br, oferecendo aos visitantes informações de hospedagem, bares e restaurantes, propostas de passeio, aspectos culturais, além de notícias atualizadas da cidade.
O secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, comenta que essas ações de divulgação estão previstas no Planejamento Estratégico da gestão municipal e têm o objetivo de colocar Aracaju em várias vitrines do turismo nacional. “Mostrar que a cidade é um destino com atrativos diferentes daqueles que os turistas já estão habituados a ver em outros locais. Somos uma novidade e estamos mostrando isso nos investimentos que estão sendo feitos em divulgação”, destaca.
As ações de divulgação são frutos do convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju e a Associação da Indústria de Hotéis Seccional Sergipe (ABIH-SE), visando fortalecer o setor turístico, que foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19.
A parceria conta com investimentos de R$1 milhão para divulgação da capital sergipana a partir de ações de road shows, promoção de famtours com agentes de viagens, veiculação em portais especializados de turismo, parcerias com operadoras para alavancar vendas de pacotes turísticos para Aracaju, produção de brindes e conteúdos digitais.
Para Antônio Carlos Sobrinho, presidente da ABIH-SE, esse convênio mostra o empenho e a parceria para fortalecer o turismo, a partir da soma de esforços para divulgar a cidade. “Aracaju ainda é um destino novo, por isso se torna indispensável cada vez mais investir em divulgação”, observa.
Além do Termo de Fomento com a ABIH, a Prefeitura também investiu R$310 mil para ações de mídia compartilhada com a CVC Corp, com a divulgação no Facebook e Instagram, e-mail marketing, blog Dicas de Viagem CVC e o próprio site da CVC.
De acordo com a Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), as próximas etapas da campanha de divulgação contemplarão o lançamento de um novo vídeo promocional do destino Aracaju, um jingle, e veiculação de outdoors e busdoors nos estados da Bahia, Alagoas e Pernambuco.
O resultado desses investimentos feitos pela Prefeitura já pode ser verificado através de dados fornecidos pela Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional Santa Maria. “Fazemos avaliações mensais da movimentação em nosso aeroporto e no último trimestre do ano passado verificamos o aumento de 35% no número de desembarques no Aeroporto Santa Maria, uma melhora considerável no fluxo de turistas, levando-se em conta o cenário de pandemia”, pontua Fraga.
O secretário acrescenta ainda que os representantes do setor hoteleiro atestam o aumento do fluxo de turistas na capital, registrando uma maior taxa de ocupação. “Apesar dos cuidados que ainda devemos ter com a covid-19, a perspectiva do setor turístico é positiva”, ressalta.
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