O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem atuado para garantir mais eficiência, agilidade e praticidade nos atendimentos aos beneficiários. Em um esforço para reduzir o absenteísmo – situação na qual os pacientes faltam às consultas sem cancelamento prévio –, a autarquia implementou uma nova funcionalidade: o chatbot no WhatsApp do instituto.
A partir de agora, o beneficiário receberá uma mensagem no WhatsApp 72 horas antes da consulta marcada. A mensagem permitirá que o paciente confirme ou cancele sua consulta com facilidade, diretamente no chat do WhatsApp. Caso o beneficiário opte por cancelar, a equipe do Ipesaúde poderá repassar a vaga para outro paciente, garantindo que o atendimento seja ainda mais otimizado.
O presidente do Ipesaúde, Cláudio Mitidieri, afirma que o instituto tem se dedicado a aprimorar cada área da instituição para garantir um atendimento cada vez mais eficiente aos beneficiários. “Com essa nova funcionalidade, o Ipes busca não apenas melhorar a experiência dos pacientes, mas também aumentar a eficiência no uso dos horários de consulta, reduzindo a quantidade de vagas não utilizadas para assegurar que mais pessoas possam ter acesso ao atendimento necessário”, ressalta.
Para ter acesso ao serviço é fundamental manter seu contato telefônico atualizado no sistema de cadastro do Ipesaúde. A correção do número do celular pode ser feita no Portal do Beneficiário, disponível no site www.ipesaude.com.br, ou no aplicativo do Ipesaúde. O beneficiário também pode realizar a atualização no setor de atendimento na sede do Ipesaúde, localizada na Rua Campos, 177, bairro São José, Aracaju.
De acordo com a diretora de Controle e Cadastramento com os Beneficiários do Ipesaúde (Dicarb), Nataly Góis, essa novidade reafirma o compromisso do Ipes com a praticidade e a comodidade no atendimento aos seus beneficiários. “Essas inovações foram implementadas com o objetivo de aprimorar a experiência do paciente, proporcionando mais praticidade e comodidade no agendamento de consultas. Com o novo sistema, o paciente também será lembrado da sua consulta, o que ajudará a reduzir ausências”, diz.
Absenteísmo alto
Aproximadamente 40% dos pacientes não comparecem às consultas agendadas na rede própria do Ipesaúde, em Aracaju, gerando prejuízos e atrasos significativos. Essa prática acarreta custos, sobrecarrega o processo de marcação de consultas, provoca atrasos no fluxo de atendimentos e, consequentemente, resulta na redução da eficiência na prestação de serviços para os servidores.