O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, confirmou, na noite de ontem, 12, a realização do Projeto Verão 2023. Ao comparecer ao último dia de shows, na Orla da Atalaia, e constatar o sucesso da edição deste ano, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, durante os três dias, para assistir as apresentações de grandes artistas, a exemplo de Marcelo Falcão, Duda Beat, Anavitória, Biquíni Cavadão, Melim, Projota, Maneva e Toni Garrido, o gestor da capital destacou que o evento “alcançou o seu ápice, se consolidando, de vez, no calendário festivo de Sergipe”.
“Já está resolvido. Em 2024, realizaremos o Projeto Verão e queremos anunciar o mais rápido possível, em meados do segundo semestre, para que a festa se torne ainda maior e melhor. Além disso, já pensamos em uma forma de trazer novidades, de repente, uma tarde de atrações na Orla Pôr do Sol, mas vamos amadurecer a ideia ainda. O que podemos confirmar é que faremos e com a vontade de realizar uma edição ainda melhor”, afirmou o prefeito.
Ao comemorar a edição deste ano, Edvaldo expressou sua emoção por ver a arena de shows lotada, durante os três dias e ressaltou que “sem dúvida, foi o melhor Projeto Verão já realizado”. “Fico imensamente emocionado e feliz com essa área lotada de pessoas, porque reflete o trabalho que fizemos para a retomada desta festa, que ficou paralisada por dois anos, em virtude da pandemia. Ao todo, foram cerca de 200 mil pessoas que estiveram aqui nestes dias para celebrar essa mistura de ritmos e para vivenciar a nossa cultura, em um evento que é feito para todas as idades em um verdadeiro encontro de gerações”, reiterou.
O gestor também enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização da festa. “Nos unimos para entregar aos sergipanos, aracajuanos e turistas um grande evento e conseguimos alcançar este objetivo. Organizamos uma programação musical e esportiva completamente diferenciada e isso foi fundamental para o resultado que tivemos. Os hotéis ficaram lotados, diversas cadeias produtivas foram beneficiadas, movimentando o nosso turismo, gerando emprego e renda. Neste sentido, conseguimos consolidar o nosso Projeto Verão no calendário festivo de Aracaju e de Sergipe”, completou.
Organização e planejamento
Os três dias do Projeto Verão foram marcados pela organização, segurança e alegria contagiante do público que lotou as areias da praia da Atalaia. De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, o resultado alcançado neste ano “reflete o trabalho realizado pelos órgãos enbvolvidos”.
“Tivemos a resposta da população, da sensação de segurança que sentiram, desde o terminal da Atalaia, passando pela avenida Santos Dumont e na própria arena. Contamos com 200 guardas municipais, 100 policiais militares, bombeiros militares e civis, segurança privada, e, com isso, nenhuma ocorrência foi registrada. Tínhamos um poder de resposta muito rápido, efetivo, demonstrando toda a nossa organização e planejamento. A Prefeitura e Governo trabalharam juntos, cada um em sua área delimitada, e isso contribuiu muito para que entregássemos essa festa bonita para a população”, detalhou.
Diversidade
Com formatação diversa, para abrigar diversas atrações, o Projeto Verão 2023 contou com uma programação musical, cultural e esportiva. Na arena de shows, se apresentaram, grandes atrações nacionais e sergipanas. Na sexta-feira, se apresentaram Héloa, Anavitória, Biquíni Cavadão, Marcelo Falcão e Reação. No sábado, foi a vez de Anne Carol, Projota, Duda Beat, Melim e Os Faranis. Já no domingo, subiram ao palco Mestre Madruguinha, Maneva, Toni Garrido e DJ Marraia.
Já a parte cultural se concentrou na Arena Criativa, com a Tenda Multicultural que contou com oficinas culturais, shows, cinema e feirinhas, além de uma Tenda Games, com campeonatos de jogos eletrônicos. “O Projeto Verão é mais uma vitória da capacidade da Prefeitura em organizar um evento deste porte, somada com o Governo do Estado. Esta edição superou as nossas expectativas, assim como também a presença expressiva de público, como ocorreu com o Réveillon. Isso mostra a assertividade da Prefeitura em retomar o Projeto Verão com o formato em que ele é realizado, com esse conceito de diversidade, a Arena Criativa, as atividades esportivas, tudo consolida, definitivamente, esse evento no calendário do nosso estado”, declarou o presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Luciano Correia.