Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)
Na última quinta-feira, 8, tive a oportunidade de retornar às dependências e estúdios da Rede Cultura de Comunicação, em Aracaju, a convite de Rozendo Aragão. Não era a primeira vez que experimentava a satisfação e honra de ser entrevistado por Jairo Alves de Almeida, na condução do programa Cultura Notícias, que vai ao ar entre as seis horas e trinta minutos e as nove horas da manhã, pela FM 107,5 e ao vivo, também, em web tv, que pode ser visto e revisto pelo canal YouTube Sou Mais Cultura TV.
Na oportunidade, fui divulgar a publicação volume 4, da coleção “Temas de História e Educação Católica em Sergipe”, cuja organização divido com a professora Ane Luíse Mecenas Santos, e a autoria, com mais quatro outros pesquisadores: João Paulo de Araújo de Carvalho, Magno Francisco de Jesus Santos, Verônica Maria Meneses Nunes e Sayonara Rodrigues Viana. Obra originada em seu primeiro volume com a escritora Raylane Navarro, em 2013.
O ambiente da Rede Cultura de Comunicação está todo reformado e modernizado tecnologicamente desde a última oportunidade que estive por lá. Chamou a minha atenção o cultivo da memória da instituição, seja através da manutenção da placa de fundação da Rádio Cultura, de 1959, a outros elementos como fotografias, imagens, vinis antigos, entre outros. Isso é um exemplo de que o novo pode viver perfeitamente com o passado sem que um anule o outro.
E por falar de memória, como não ficar encantado diante de um dos maiores nomes da radiofonia sergipana? Eu ouvia Jairo Alves ainda em tenra idade, pelo rádio, seja em casa, seja em ambientes de catequese da Igreja Católica. Aquela voz postada, firme e elegante está entre as minhas melhores lembranças. Aliás, sou um grande entusiasta do rádio e já tive a satisfação de apresentar dois programas em emissoras da cidade de Lagarto, por intermédio e estímulo do professor, jornalista e radialista, o saudoso Emerson da Silva Carvalho, da mesma geração de comunicadores do nosso homenageado, inclusive no que diz respeito às antigas retretas.
Jairo Alves é natural do povoado Ribeira, na cidade de Campo do Brito-SE, aos 26 de março de 1947. No alto de seus 77 anos, mantém ainda o mesmo vigor e fortaleza. É filho de Lindonor Batista de Almeida (fiscal de tributos e músico) e Joana Alves de Almeida, tendo esta dedicado sua vida à educação dos filhos e à ação pastoral na Igreja Católica, com a transferência do pai para a capital sergipana, onde fixou morada até a presente data.
Fez seus estudos no Colégio Dom José Thomaz, nos grupos General Valadão e Augusto Ferraz, na Escola Industrial e no Colégio Tobias Barreto. É licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe, formando-se 1973. Foi professor no Colégio Jackson de Figueiredo, no Atheneu, no Tobias Barreto e no Paulo Sarasate, este último em São Cristóvão-SE. Foi vice-diretor do Atheneu.
Foi de sua passagem pela Escola Industrial, que em 1962 criou gosto pelo rádio. Ali, nasceu a rádio Escola Industrial de Aracaju AM – 1440 KHZ. No ano seguinte, foi contratado para a Rádio Jornal, sua estreia na radiofonia, em Sergipe. Lá se vão sessenta e um anos na profissão. No espaço de tempo, exerceu algumas atividades importantes, tais como: diretor da rádio Aperipê; assessor de Comunicação da Secretaria da Educação do Estado (junto ao secretário Marcos Prado Dias); assessor de Comunicação da SMTT AJU nos governos de Déda e de Edvaldo Nogueira; assessor de imprensa do Funrural, depois INSS; repórter da TV Sergipe, da “Voz do Brasil” e da rádio Atalaia. Foi um dos fundadores dos sindicatos dos radialistas, dos jornalistas e, também, dos professores (Sintese). Além da apresentação do programa Cultura Notícias, conduz o “Linha Direta” e aos domingos, pela manhã, “Hoje é dia de Retreta”.
Entre os reconhecimentos pelo seu trabalho como radialista, destaco a outorga da Medalha Radialista e Jornalista João de Menezes Barros Filho (Barrinhos), pela Assembleia Legislativa de Sergipe, em junho de 2023. Entre os depoimentos dirigidos a ele naquela oportunidade, o feito pelo deputado George Passos chamou minha atenção e com este, encerro o presente texto, subscrevendo-o: “Jairo Alves é um profissional respeitado e com larga experiência. Por onde passou, fez seu trabalho com maestria e está registrado na história da comunicação em nosso Estado”.
___________________
Fontes e referências
SANTOS, Osmário. A vida do radialista e professor Jairo Alves de Almeida. Aracaju-SE, 7 de abril de 2014. Disponível no blog Minha Terra é Sergipe. https://grupominhaterraesergipe.blogspot.com/2014/04/a-vida-do-radialista-e-professor-jairo.html. Acessado em 8 de agosto de 2024.
Jairo Alves de Almeida receberá homenagem na Alese. Portal da Assembleia Legislativa. Aracaju-SE, 19 de junho de 2023. Disponível em https://al.se.leg.br/jairo-alves-de-almeida-recebera-homenagem-na-alese/ Acessado em 8 de agosto de 2024.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…