Você sabia que a cada dois minutos, um brasileiro sofre parada cardíaca? O chamado mal súbito é uma das doenças que mais matam pessoas todos os dias no mundo e, de cada 100 paradas cardíacas ocorridas fora dos hospitais, 86 acontecem nos domicílios. Assim, é essencial que todos saibamos reconhecer uma parada cardiorrespiratória e estejamos capacitados para prestar os primeiros socorros.
Buscando compartilhar informação com a sociedade e contribuir para que mais vidas sejam salvas, amanhã, 26, acontece o Dia Nacional da Reanimação Cardiopulmonar. Em Sergipe, o projeto Salve – iniciativa da Somese, Coopanest, Samu e Corpo de Bombeiros – e as Ligas Acadêmicas da Unit, UFS e do Curso de Atendimento Pré-Hospitalar do Samu – estará no Shopping Jardins compartilhando conhecimento e ensinando técnicas de reanimação ao público.
Das 10 às 22 horas, os voluntários estarão próximos à loja Arezzo ensinando você a identificar e agir diante de uma Parada Cardiorrespiratória (PCR). Quem for ao estande vai poder praticar os procedimentos de reanimação em manequins e manusear desfibriladores reais (DEA), tudo acompanhado por profissionais do Samu, Corpo de Bombeiros, Somese e Coopanest. A reanimação cardiopulmonar promove o bombeamento de sangue, substituindo a função do coração, e deve ser utilizada nos casos de parada cardiorrespiratória, podendo ser empregada por qualquer pessoa. Se bem aplicada, a técnica pode até triplicar as chances do paciente em parada sobreviver.
Às 17 horas, Cristiano Goldenberg estará na livraria Escariz autografando o livro “Km 19 – Onde caí e levantei pra recomeçar”. Antes, o corredor que teve a sua vida salva graças aos primeiros socorros recebidos após sofrer uma parada cardiorrespiratória no final de uma meia maratona, marcará presença no estande do projeto Salve às 16 horas.
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…
Em virtude do feriado da Proclamação da República, comemorado nesta sexta-feira, 15, alguns serviços…