sábado, 12/04/2025

Jean-Claude Mas: o vigneron que revolucionou o Languedoc com atitude de novo mundo

Compartilhe:

 

Por Silvio Farias (*)

 

Jean-Claude Mas representa a 4ª geração de vignerons da família Mas, e fundou o Domaine Paul Mas em 2000, a partir de 35 hectares herdados. Mal poderia imaginar que em poucos anos se tornaria a referência máxima da região, e um dos maiores nomes do vinho francês. Hoje, possui 15 propriedades espalhadas em diferentes terroirs do Languedoc-Roussillon, todas certificadas sustentáveis pela TerraVitis. Jean-Claude se refere às suas criações como “vinhos do velho mundo com atitude de novo mundo”, uma definição perfeita para o estilo repleto de fruta muito bem delineada, mantendo o veio de frescor e a tipicidade da região.

Dentre as fantásticas premiações recentes, vale destacar a de melhor produtor francês pelo prestigiado guia Bettane-Desseauve, melhor produtor francês pelo concurso Mundus Vini (Alemanha), e melhor produtor europeu pela americana Wine Enthusiast.

Jean-Claude Mas é uma das grandes personalidades dos vinhos do sul da França na atualidade, conhecido como pioneiro e impulsionador do Novo Languedoc. Pertencente a uma família de produtores locais, ele começou seu projeto pessoal, Domaines Paul Mas, no início dos anos 1990 e, hoje, possui dez propriedades, totalizando mais de 800 hectares de vinhedos (20% de cultivo orgânico), que são o berço de seus deliciosos vinhos.

Jean-Claude é responsável por modernizar os tintos, brancos e rosés do Languedoc, tornando-os conhecidos e desejados em todo o mundo. Sua filosofia de produção alia a tipicidade e caráter locais à tecnologia de ponta, oferecendo assim vinhos que expressam toda a riqueza de cada terroir e, ao mesmo tempo, têm ótima relação qualidade-preço.

As categorias de vinhos orgânicos, biodinâmicos e veganos têm ganhado cada vez mais destaque entre os consumidores. Apesar de apresentarem algumas semelhanças entre si, cada tipo carrega particularidades no que se refere à produção da bebida.

Orgânico: vinho elaborado com uvas cultivadas sem a utilização de produtos químicos.

Biodinâmico: prevê o cultivo e o cuidado das plantas apenas com produtos naturais, como ervas, compostos, entre outros. A filosofia também segue as influências cósmicas, que determina os dias de folha, fruto, raiz e flor, que indicam qual a melhor época para realizar determinadas atividades no vinhedo.

Vegano: significa que em seu processo de elaboração não foi utilizado nenhum ingrediente de origem animal.

Compartilhe:

Sobre Silvio Farias

Avatar photo
Silvio Farias é sommelier pela Associação Brasileira de Sommelier, tem mais de 20 anos de experiência em serviços de excelência como maitre e sommelier. Pós graduado em Enogastronomia. Somellier do Grupo Fasouto.

Leia Também

Ramon Roqueta: 120 Anos de tradição e inovação na vinicultura

  Por Silvio Farias (*)   Ramon Roqueta tem uma história que remonta a 120 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat