Cerca de 45 jovens que integram a Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), entidade ligada às lojas maçônicas, recolheram pouco menos de 200 quilos de lixo durante a terceira edição do Projeto Praia Limpa, que aconteceu no final de semana – sábado, 3, e domingo, 4 – na praia do Abaís, no município de Estância. O Projeto Praia Lima é uma atividade que tem como objetivo conscientizar os banhistas a preservarem o ambiente limpo.
E o objetivo vem sendo alcançado, garante Serge Magno Brasil, secretário estadual de entidades Paramaçônica do Grande Oriente Brasil/Sergipe. Isso porque, na primeira edição, os jovens recolheram cerca de duas toneladas de lixo na praia. No ano passado, esse número caiu para aproximadamente 500 quilos e no último domingo, menos de 200 quilos.
“O lixo recolhido é colocado em sacos apropriados e guardados em um carro de apoio oferecido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Estância. Todas as vezes que encontrávamos algum banhista, nós nos apresentávamos e dávamos um saco de lixo, orientando-o a manter a praia limpa”, explicou Serge Magno.
Os jovens apejotistas que participaram do Projeto Praia Limpa pertencem ao Núcleo Alfa Piauhytinga, da Loja Piauhytinga, da cidade de Estância; Núcleo Apejotista Olho de Hórus, da Loja A Marselhesa; e Núcleo Alfa Geraldo Cardoso, da Loja José de Alencar Cardoso, estas duas últimas da cidade de Aracaju. Todas essas lojas pertencem ao Grande Oriente do Brasil, Sergipe.
APJ – A APJ é uma instituição paramaçônica para jovens de âmbito nacional, criada pelo (GOB) Grande Oriente do Brasil, órgão agremiador da Maçonaria brasileira. Conhecida pelos jovens e adultos envolvidos em suas atividades é uma proposta da Maçonaria brasileira para criar uma reserva moral para o Brasil. O projeto da APJ se deu no dia 15 de abril de 1983, quando a Assembleia Federal Legislativa da Maçonaria Brasileira aprovou a criação da Lei nº 02/83 que previa a criação e manutenção da APJ/GOB. As várias extensões da APJ são chamadas de Núcleos, que são sempre presididos pelo Ductor (apejotista eleito), sob a orientação dos preceptores (maçons e samaritanas). Para participar da APJ é necessário ter entre sete e 21 anos e ser indicado por um membro atuante. O trabalho na instituição é gratuito e tutelado pela Maçonaria. Cada grão mestre estadual é responsável direto pelo desenvolvimento da APJ em seu Estado. O patrono da APJ e símbolo cívico é Olavo Bilac.
Parabéns! Pra eles, dando bom exemplo.