O Capítulo Sergipe D’el Rey da Ordem DeMolay realiza, no dia 21 de março, das 8 às 13 horas, no Colégio Estadual Ivo do Prado, na avenida Visconde de Maracaju, bairro 18 do Forte, o Dia D, uma atividade filantrópica que pretende reunir cerca de 2 mil pessoas. Estarão sendo oferecidos, nesta segunda edição, diversos serviços gratuitos à população, a exemplo de exames clínicos, oftalmológicos, consulta jurídica, dentre outros, além de muita recreação. O Dia D é nada mais do que a comemoração pelo Dia Nacional da Ordem DeMolay. O Capítulo Sergipe D’el Rey é patrocinado pela Loja Maçônica Frank Sherman Land, da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe (GLMES).
“Já estão confirmadas as seguintes participações: Sesi (Serviço Social da Indústria), com orientações de saúde bucal, levando 10 escovódromos para ensinar a técnica de escovação às crianças; o médico Almir Santana, da Secretaria Estadual da Saúde, que fará exames rápidos de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e distribuirá preservativos, gratuitamente. Haverá, também, consultas oftalmológicas, corte de cabelo masculino e feminino, massoterapia, aferição de pressão, atividades com uma equipe da Vigilância Epidemiológica e muita recreação para a criançada.
Ao longo das próximas semanas, os coordenadores do Dia D e consultores do Capítulo Sergipe Del Rey da Ordem DeMolay estarão conversando com representantes de outras instituições, convidando-os a se somarem a esse evento filantrópico.
Na edição de 2019 do Dia D, o Capítulo Sergipe Del Rey da Ordem DeMolay foi premiado pelo Supremo Conselho DeMolay Brasil como a quinta maior filantropia do Brasil. O Dia D é uma iniciativa do Supremo Conselho e tem por objetivo a realização de atividades filantrópicas em um único dia em todas as cidades que possuem um Capítulo regular filiado.
O Capítulo Sergipe Del Rey foi fundado há 32 anos, é composto hoje por aproximadamente 40 jovens e dirigido pelo mestre-conselheiro João Luiz da Silva Oliveira Neto. O Conselho Consultivo é presidido por Esaú Schramm e tem como consultores Lucas Prates e Luís Saldarriaga, todos maçons da GLMES.
Jacques Demolay, cavaleiro templário
A Ordem DeMolay é uma sociedade discreta criada por Frank Sherman Land a partir de princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, para jovens do sexo masculino com idade compreendida entre os 12 e 21 anos incompletos. A Ordem DeMolay é a maior entidade juvenil do mundo.
É uma organização paramaçônica fundada nos Estados Unidos, em 24 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land patrocinada e mantida pela Maçonaria, oficialmente desde 1919, que na maioria dos casos cede espaço para as reuniões dos Capítulos DeMolays e Conventos (ou priorados) da Ordem da Cavalaria – denominações das células da organização.
A Ordem é inspirada na vida e morte do nobre francês Jacques de Molay, 23º e último Grão-Mestre da Ordem dos Templários, morto em 18 de março de 1314 queimado na fogueira junto a três de seus preceptores por contestar as falsas acusações de prática de diversas heresias como infidelidade à Igreja, sodomia, adoração de ídolos etc.
Pode-se acreditar que o motivo de tais acusações fosse a ambição do Rei Filipe IV, o Belo, e o Papa Clemente V, pelas posses da Ordem dos Templários, pois em caso de prisão, os bens do acusado passariam a pertencer ao Estado francês. A Ordem DeMolay possui cerca de 10 milhões de membros em todo o mundo e mais de 500 mil no Brasil.