Juntar lacres de latinhas de cerveja e refrigerante lhe dá direito a receber uma cadeira de rodas. Isso é lenda urbana ou realidade? É a mais pura verdade para os integrantes do Rotary Aracaju Leste que, de outubro do ano passado até agora, conseguiram oito cadeiras de rodas. Uma foi doada a uma pessoa com necessidades especiais, duas seguirão o mesmo caminho brevemente, outras cinco foram compradas e devem chegar a Aracaju para posterior doação. A empresa que fabrica a cadeira já entrega com o logotipo do Rotary.
As doações são feitas a pessoas ou a instituições. “É com a venda dos lacres a uma empresa que conseguimos o dinheiro para comprarmos as cadeiras de rodas”, diz o tesoureiro do Rotary Aracaju Leste, Alberto Balbino. Para comprar uma cadeira, que custa R$ 275,00, são necessárias 85 garrafas pet cheias de lacre. Cada garrafa com lacre pesa 725 gramas. Multiplicando 85 por 725 chega-se a mais de 61 quilos de lacres, o suficiente para uma cadeira.
“Estou no Rotary há quase um ano e dentre as diversas ações que participamos, esta é uma das mais bonitas. Há um tempo se tornou uma lenda urbana, mas, o Rotary continua coletando os lacres de latinhas para converter em cadeiras de rodas como esta”,disse o empresário Carlos Elpídio Prado, ao se referir ao vídeo que está logo abaixo.
No Rotary Aracaju Leste a tarefa de juntar os lacres em garrafas pet é feita pelos 14 integrantes e há um envolvimento muito grande das respectivas famílias. Mas, mesmo não sendo rotariano – ou seja, integrante do Rotary – qualquer pessoa pode ajudar. Se você tiver lacres de latinhas de cerveja ou refrigerante e não sabe que destino dará, basta ligar para Alberto Balbino, no número 98107.6456, que indica o local onde as garrafas podem ser entregues.
Portanto, juntar lacres de latinhas de cerveja ou refrigerante não é lenda urbana. É uma realidade em Aracaju.