A Justiça determinou que o município de Estância disponibilize medicamentos como Ivermectina, Hidroxicloroquina, Paracetamol, dentre outros, para os pacientes com diagnóstico clínico/epidemiológico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus. Liminar determina que o município tem 48 horas, contadas a partir do atendimento médico realizado para disponibilizar o medicamento prescrito.
A liminar é em atendimento a uma ação civil pública ajuizada pela Promotoria de Justiça Especial de Estância, especializada nos Direitos da Saúde. O Ministério Público recebeu cópia da Recomendação nº 002/2020 expedida pelo Conselho Regional de Medicina (Cremese) e encaminhou o documento ao prefeito, secretário municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, para que fosse informado se as unidades de saúde de Estância dispunham dos medicamentos indicados, mas não houve resposta.
“É preciso dar publicidade aos protocolos terapêuticos alternativos empregados no tratamento do coronavírus, facultando aos médicos que atuam na linha de frente da pandemia o uso seguro dos medicamentos nominados na Recomendação do Cremese, para o controle das três fases da doença, especialmente na fase inicial, sempre com o consentimento prévio e expresso do paciente ou de seu representante legal”, destacou a promotora de Justiça Karla Christiany Cruz Leite de Carvalho.
Na retirada dos medicamentos, os pacientes deverão levar: protocolo de atendimento médico na unidade de saúde, com o horário; prescrição médica, acompanhada de relatório médico indicador da decisão conjunta tomada com o paciente ou seu responsável acerca do tratamento a ser seguido, informações sobre ausência de evidência científica dos fármacos, riscos e consequências do uso, após anotação feita no prontuário médico; e termo de assentimento assinado pelo paciente ou seu responsável em relação à conduta médica adotada.
Na liminar, a juíza da 2ª Vara Cível de Estância, Tatiany Nascimento Chagas de Albuquerque, elenca os medicamentos, baseada na recomendação do Conselho Regional de Medicina.
1) Medicamentos para os sintomas: Paracetamol e Dipirona, de acordo com a posologia recomendada para adultos e crianças;
2) Medicamentos antivirais e Corticóides: Hidroxicloroquina; Fosfato de cloroquina; Azitromicina; Ivermectina; Oseltamivir; Prednisolona; Dexametasona, observando-se a posologia, via de administração, duração do tratamento e precauções sugeridas na Recomendação nº 02/2020, do Cremese.
3) Zinco quelato, seguindo-se a posologia, via de administração e duração do tratamento sugeridas na Recomendação nº02/2020, do Cremese.
Cinco produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados, ontem, 22, como reconhecimento pelo…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) u sou vários! Há multidões em mim. Na…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…