Por Juliano César Souto (*)
Hoje, mesmo não sendo fã incondicional do automobilismo, fui tocado pelas homenagens durante o GP Brasil de Fórmula 1 aos trinta anos do Instituto Ayrton Senna, cuja dedicação à educação no Brasil é notável. Isso me levou a refletir sobre o impacto profundo de Ayrton Senna. Seu legado transcende suas vitórias nas pistas e continua vivo por meio de um propósito claro: transformar a educação no Brasil. Ayrton Senna, além de nos emocionar a cada corrida, plantou uma semente que ainda hoje alimenta a esperança de um país melhor.
Mas o que faz com que figuras como Senna permaneçam tão presentes? Ao longo dos anos, muitas personalidades se destacaram, seja por suas conquistas esportivas, científicas ou políticas. Porém, poucas deixaram um legado tão profundo e duradouro. No caso de Senna, o que o distingue é o impacto transformador de seu Instituto, que tem como propósito criar oportunidades para que todos possam desenvolver seu potencial e a visão de que só a educação de qualidade pode mudar a realidade do país. Com isso, o Instituto Ayrton Senna se tornou um exemplo de como um propósito pode se tornar um legado.
Essa reflexão me remete ao papel das empresas e à importância de se cultivar um legado no mundo corporativo. Quando uma empresa assume um propósito genuíno, ela começa a construir um legado que ultrapassa as barreiras dos lucros e das operações diárias, deixando uma marca na sociedade e inspirando todos com quem interage. O legado se traduz em mudanças concretas: no impacto social, na transformação de comunidades, na inovação sustentável e na melhoria de vida de clientes e colaboradores. Cada ação e decisão contribuem para a criação de um patrimônio imaterial que reforça a relevância da empresa ao longo do tempo.
Diante dos desafios enfrentados por nossa nação — como violência urbana, altos índices de desemprego entre os jovens e desempenho educacional insatisfatório —, acredito que a EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA TODOS pode ser a causa que nos una em um esforço coletivo. Empresas e marcas, especialmente aquelas com influência significativa, têm a responsabilidade de promover esse legado coletivo, comprometendo-se com o desenvolvimento sustentável e incentivando o consumo consciente. Que possamos, como consumidores e empresários, contribuir para um futuro em que o propósito e o legado caminhem juntos, transformando o Brasil para melhor.
____________________
O resumo acima corresponde a minha livre interpretação , dos textos abaixo disponíveis nos links:
O resumo acima corresponde a minha livre interpretação , dos textos abaixo disponíveis nos links :
Em virtude da realização do Pré-Caju 2024, a Área de Proteção para a Prática…
Por Luiz Thadeu Nunes e Silva (*) m uma disputa que parecia acirrada,…
O Banco do Nordeste (BNB) fechou o mês de setembro com o financiamento de mais…
Reforçando o compromisso com a cultura sergipana, o Banese anunciou nesta quarta-feira, 6, o apoio…
O prefeito Edvaldo Nogueira e os prefeitos de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo; Barra…
união entre saúde e inteligência artificial tem melhorado a vida de muitos sergipanos diabéticos.…