Já estamos no período de licenciamentos dos veículos e você sabe como pagar seus débitos no Detran SP? Esse trâmite é muito mais simples do que você possa imaginar e, por isso, resolvemos preparar este artigo. Aproveite e acompanhe a leitura para ficar em dia com o Detran SP!
O que você precisa saber sobre licenciamento de veículos no Detran SP?
Para realizar o licenciamento de veículos no Detran SP é necessário informar o número do Renavam e pagar o valor da taxa, que este ano é de R$144,86.
Essa taxa pode ser quitada pelo internet banking, aplicativo, caixa eletrônico ou casas lotéricas. Há redes bancárias credenciadas para receber o pagamento. São elas: Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander e Safra. Vale ressaltar que neste mês de dezembro o licenciamento para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque é para placas com final 0.
Em julho foi destinado para placas com final 1 e 2; em agosto, 3 e 4; em setembro 5 e 6, em outubro 7 e 8, já em novembro foi para as placas com o final 9.
E se você perdeu o prazo e não realizou o seu licenciamento, é possível pagar a taxa agora, entretanto, terá multa e juros. Para verificar quanto ficará o valor, acesse o portal da Secretaria da Fazenda (www.fazenda.sp.gov.br) – opção IPVA.
Abaixo, separamos outros pontos importantes que envolvem o processo de licenciamento de veículos no Detran SP.
- Para a conclusão do licenciamento, o proprietário do carro deve regularizar todos os seus débitos, como multas, IPVA ou outras irregularidades;
- Após isso, o Detran SP libera o documento digital para download e impressão. É só o usuário entrar no item ‘Licenciamento Digital’ nos portais do próprio órgão, Poupatempo ou Senatran;
- É possível ainda imprimir o documento do licenciamento pelos aplicativos do Detran SP, Poupatempo e Carteira Digital de Trânsito – CDT. Neste último, o proprietário do carro pode baixar também o CRLV;
- Se o seu licenciamento não foi realizado nos últimos dois anos, você precisa entrar em contato com a Secretaria da Fazenda, pelo telefone 0800-170-110, e pedir para desbloquear do sistema o procedimento para pagamento.
É importante destacar também que, caso o motorista prefira imprimir o documento, é preciso que a impressão seja em papel sulfite comum (A4-branca). E se perder essa impressão, não se preocupe. Você consegue solicitar a segunda via no próprio órgão.
Como realizar consulta de débitos?
Agora que você já entendeu sobre todo o trâmite de licenciamento de veículos, que tal aprender como realizar a consulta débitos veículos Detran SP? Sim. Foi isso mesmo que você leu. No órgão estadual é possível descobrir se você tem algum débito a ser quitado ainda. E esse processo é muito fácil.
Basta entrar no site do Detran SP e realizar o login em “Pesquisa de débitos e restrições de veículos do proprietário”. Lembrando que esse serviço de verificação de dados acontece apenas com o usuário logado.