Categorias: Cidades

Loja Maçônica Clodomir Silva inicia as comemorações de 64 anos de fundação com passeio ciclístico

Compartilhe:

A Loja Maçônica Clodomir Silva iniciou neste domingo, 28, as comemorações do 64º aniversário de fundação, ocorrida em 29 de novembro de 1957, com um passeio ciclístico, por volta das 8 horas da manhã. Os ciclistas saíram da sede da loja, na rua Mamede Paes Mendonça, no centro da capital, com destino ao monumento dedicado à maçonaria sergipana, no bairro da Atalaia.

Percurso

Parte do percurso

Os maçons, familiares e convidados saíram da sede da Clodomir Silva, na avenida Mamede Paes Mendonça, no centro da capital, seguiram pelas ruas Capela, Geru,  avenida Beira Mar, Coroa do Meio, Atalaia, fizeram o retorno no posto do Corpo de Bombeiros e pararam nos Arcos. Depois rumaram até o monumento em homenagem à Maçonaria Sergipana, retornaram pela Coroa do Meio e encerraram o passeio na Praia 13 de Julho, onde houve um sorteio de brindes. No total, o percurso foi de 24 quilômetros.

 

“Esse é o primeiro passeio ciclístico da Loja Clodomir Silva, em parceria com o Grande Oriente de Sergipe. Foi um passeio solidário e os participantes doaram dois quilos de alimentos que distribuiremos em instituições de caridade”, disse o venerável da Clodomir Silva,  Volnei de Melo Dias.

O passeio teve o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), na segurança, e da Deso, que fez a doação de água mineral. O evento também contou com o apoio das Lojas Maçônicas Sérgio Goldhar e Lealdade Cotinguibense. “Esse passeio ciclístico já é um marco no calendário de eventos da Loja Clodomir Silva”, destacou Volnei.

A programação de aniversário da Clodomir Silva segue na terça-feira, 30,  às 19h30, no templo da loja, com uma palestra do juiz de Direito, Manuel Costa Neto, que falará sobre Reencarnação.

Assista ao vídeo feito por Hernan Centurion

Biografia

Selo da loja
Clodomir Silva

Clodomir Silva foi jornalista, advogado e político sergipano, nascido em Aracaju no dia 20 de fevereiro de 1892. Duas obras marcaram sua trajetória. A primeira, no ano de 1920, foi “O Álbum de Sergipe”, uma obra comemorativa do 1º centenário da Emancipação Política de Sergipe. O segundo livro foi “Minha Gente”, publicado pela primeira vez no ano de 1926. O livro é uma coletânea de textos sobre os costumes sergipanos, no qual o autor retrata com fidelidade as peculiaridades desse povo.

Aos 19 anos, Clodomir iniciou a carreira de jornalista, escrevendo para diversos jornais, entre eles Correio de Aracaju, Estado de Sergipe e Sergipe Oficial. Cursou a Faculdade de Direito de Recife, integrou a primeira geração do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, a Loja Maçônica Capitular Cotinguiba e a Academia Sergipana de Letras.

Ele foi ainda professor do colégio Atheneu e da Escola Técnica de Comércio Conselheiro Orlando, além de deputado estadual por duas vezes. O intelectual faleceu de febre tifoide em 10 de agosto de 1932, com apenas 40 anos de idade.

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

IronMan 70.3 movimenta turismo e impulsiona nome de Sergipe no cenário internacional

  A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…

4 horas atrás

Os impactos dos problemas de comunicação nas empresas

  Por Diego da Costa (*)   ocê já parou para pensar que a maioria…

4 horas atrás

Governo divulga lista de beneficiários aprovados na CNH Social

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…

6 horas atrás

Conheça a vinícola Beni di Batasiolo e seus vinhos maravilhosos

  Por Sílvio Farias (*)   Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…

6 horas atrás

João Ribeiro e Sílvio Romero: dois gigantes sergipanos e suas efemérides 

  Por Acácia Rios (*)   A rua é um fator de vida das cidades,…

7 horas atrás

Ironman: SMTT organiza operação de trânsito para garantir segurança e mobilidade durante o evento

  Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…

1 dia atrás