O colunista do Portal Só Sergipe, Luiz Thadeu Nunes e Silva, engenheiro agrônomo, escritor, viajante, o latino-americano com mobilidade reduzida mais viajado do mundo, a convite do governador Carlos Brandão, assumiu a subsecretaria de Estado do Turismo do Maranhão, na qual leva sua experiência de andanças pelo mundo para a pasta. “Vou trabalhar com campanhas institucionais voltadas para o público com mobilidade reduzida, conhecer os 10 polos turísticos do Maranhão e implementar trabalhos nessa área”, disse o subsecretário. Luíz Thadeu é autor do livro “Das muletas fiz asas”, editora N’versos, que conta sua história de andarilho pelo mundo.
Com o auxílio dos órgãos de trânsito maranhense, a exemplo do Detran e da Secretaria Municipal de Trânsito, Luiz Thadeu está discutindo a viabilização de rebaixamento das calçadas para facilitar o acesso de pessoas com problemas de mobilidade, assim como uma campanha para conscientizar as pessoas de que elas não devem estacionar os veículos nas vagas destinadas a cadeirantes. “Isso é um problema muito sério aqui”, afirmou o subsecretário. Ele busca também o apoio da Faculdade de Arquitetura, convidando os alunos a participarem desta campanha. “Os jovens têm que estar à frente disso”, frisou.
Preocupado com o centro histórico de São Luiz, o subsecretário, junto com a titular da pasta, professora Socorro Araújo, conversa com a Secretaria de Segurança Pública para o reforço do policiamento na área, que é um exemplo excepcional de cidade colonial portuguesa adaptada às condições climáticas da América Sul equatorial. Essa área reúne cerca de três mil e quinhentos imóveis remanescentes dos séculos XVIII e XIX, protegidos pelos governos estadual e federal. O centro histórico de São Luís está localizado na ilha de São Luís do Maranhão, na baía de São Marcos. É o maior conjunto arquitetônico colonial lusitano, fora de Portugal.
Entre as edificações mais significativas, estão o Palácio dos Leões, a Catedral (antiga Igreja dos Jesuítas), o Convento das Mercês, a Casa das Minas, o Teatro Artur Azevedo, a Casa das Tulhas, a Fábrica de Cânhamo, a Igreja do Carmo, entre outras. A arquitetura histórica de São Luís, por meio do aproveitamento máximo da sombra e da ventilação marítima, prima pela adequação ao clima.
Com a experiência de já ter viajado mais de 150 países e, recentemente, ter dado a volta ao mundo, Luís Thadeu vai percorrer os 10 polos turísticos do Maranhão para desenvolver uma série de trabalhos. Os polos são os seguintes: São Luís, Delta das Américas, Chapada das Mesas, Lençóis Maranhenses, Munin, Floresta dos Guarás, Lagos e Campos Floridos, Amazônia Maranhense, Cocais e Polo Serras Guajajara, Timbira e Kanela.
Como sempre fala o andarilho Luiz Thadeu, “São Luís é minha casa, o mundo é meu quintal”; é uma grande oportunidade de mostrar à sua Ilha do Amor e ao Maranhão suas experiências adquiridas pelo mundo.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…