Cultura

Maçonaria: GOB Sergipe faz 30 anos e promove o I Encontro de Grão-Mestres Estaduais do Nordeste

Compartilhe:

O Grande Oriente do Brasil-Sergipe (GOB-SE) completa, no dia 1 de dezembro, 30 anos de fundação. E para marcar a data, o grão mestre estadual Claírton de Santana,  está promovendo, neste final de semana, o I Encontro de Grão-Mestres Estaduais do Nordeste e o I Encontro de Presidentes Estaduais da Fraternidade Feminina do Nordeste.

A programação começa hoje, 29, sexta-feira, a partir das 19h30, no Hotel Comfort, no bairro Atalaia.  No sábado, 30, haverá palestras na Loja Clodomir Silva, no centro de Aracaju, e à noite um grande baile no Clube do Banese. O evento contará com a participação de maçons de todo o Brasil e com representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, federal e estadual da Potência Maçônica.

“Será um fim de semana bastante especial para os maçons sergipanos, no qual o GOB Sergipe comemora 30 anos de fundação, apesar da maçonaria estar presente no Estado há mais de 140 anos, o poder executivo estadual foi formado em dezembro de 1989”, disse Claírton de Santana, Grão-Mestre Estadual de Sergipe.

 

 

O Grande Oriente do Brasil (GOB) é a mais antiga Potência Maçônica brasileira (Associação de Lojas Maçônicas, também chamada de Obediência Maçônica), fundada em 17 de junho de 1822. O GOB participou ativamente em momentos cruciais da história brasileira, como a abolição da escravatura, a Proclamação da República e a Independência do Brasil.

Em Sergipe a fundação da jurisdição estadual ocorreu em 01 de dezembro de 1989, e atualmente congrega no Estado 13 lojas maçônicas, presente em cinco municípios.

Maçonaria

A Maçonaria é uma sociedade discreta, de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.

Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria e pugna pelo aperfeiçoamento moral, social e intelectual da humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade.

Compartilhe:
Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Posts Recentes

Marco Queiroz, presidente do Banese: “A expectativa é que o Banese continue crescendo de forma sólida e sustentável”

  Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma  trajetória de crescimento. Os números divulgados…

11 horas atrás

A Proclamação da República e a influência da Maçonaria

  Por Gilberto Costa-Silva (*)   15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…

11 horas atrás

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

1 dia atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

1 dia atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

2 dias atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

2 dias atrás