Neste domingo, 4.250 pessoas que concluíram curso superior em Sergipe farão as provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que será aplicada a partir das 13 horas (no horário de Brasília). A coordenadora do Enade do Grupo Tiradentes, Andrea Karla Nunes, alerta que como em Sergipe não há horário de verão, as provas começarão ao meio-dia, por isso, os candidatos devem chegar aos locais indicados às 11 horas da manhã.
“Quem na noite anterior for brincar Odonto Fantasy e no domingo fazer a prova, deve ficar atento”, alerta Andrea Karla, ao ressaltar que os portões dos estabelecimentos serão fechados ao meio dia. “Tem a mesma regra do Enem. Se não chegou no horário, não fará a prova”, disse. Ela alerta, também, que os candidatos devem levar uma caneta preta transparente e documento oficial com foto. “Antes da prova, terá que desligar o celular e retirar a bateria”, avisou. As provas serão feitas no Campus da Unit e da Universidade Federal de Sergipe.
No exame, que é componente curricular obrigatório, as provas terão 40 questões, sendo 10 de formação geral e 30 de formação específicas. Destas 40, cinco serão subjetivas. As provas terão duração de quatro horas. O estudante que deixar o local de provas antes de uma hora do início da aplicação estará impedido de assinar a lista de presença e será considerado ausente. Ele estará sujeito às mesmas consequências daqueles que não comparecerem e também ficará em situação irregular.
O participante terá permissão para deixar a sala com caderno de questões somente três horas após o início do exame. Os candidatos responderão a questões da atualidade, meio ambiente, cidadania, tecnologia, violência, gênero, entre outros.
Andrea Karla dá uma dica aos estudantes: “um fator que também pode ser levado em consideração e ajudar o estudante na hora da prova é que faça primeiramente as questões subjetivas. Logo após, as questões que acredite estar ciente das respostas. É importante controlar o tempo. A atenção também precisa estar voltada para a transcrição das respostas”.
Para este ano, o Enade avaliará as áreas de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Direito, Psicologia, além dos tecnológicos em Design de Interiores, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais.
O Enade é importante para o currículo do ano e também para instituição onde ele estudou. “Portugal já seleciona aluno para Mestrado e Doutorado a partir do conceito preliminar do curso, assim com algumas empresas”, destacou Andrea. O resultado oficial será conhecido em 2016.
Até o dia de realização das provas, estará aberto o período para resposta eletrônica ao questionário do estudante. O preenchimento, obrigatório, deve ser feito no ambiente virtual destinado ao participante do exame, na página do Enade na internet. Aqueles que não responderem estarão em situação irregular e podem ficar impedidos de colar grau e de receber o diploma, mesmo que façam o exame. O acesso é obtido pelo número do CPF, pelo nome do candidato ou pelo curso.
O questionário do estudante é um instrumento de coleta de informações, de caráter obrigatório, usado para subsidiar a construção do perfil socioeconômico dos participantes e obter uma apreciação quanto ao processo formativo.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…