Cerca de mil pessoas – entre colegas e representantes de diversas categorias profissionais – acompanharam, na tarde de hoje, 14, o sepultamento do cobrador David Jonatas Barbosa, 25, morto a tiros por um adolescente de 17 anos, no final da tarde da quarta-feira, no Conjunto Bugio. O corpo do cobrador, que deixa mulher e um filho de três anos, foi velado no Osaf e o sepultamento ocorreu no Cemitério da Cruz Vermelha.
Durante o velório e o trajeto até o cemitério, houve muitos protestos dos cobradores e motoristas, diante a violência que estão expostos no dia a dia. Eles carregavam faixas e cartazes pedindo mais segurança, entre elas uma que dizia o seguinte: “A Justiça é primordial para o cidadão: todos os rodoviários clamam por justiça para esse caso assolador. A Justiça não pode parar e a paz precisa voltar. Justiça já. De todos os trabalhadores rodoviários de luto”.
As Polícias Civil e Militar foram ágeis ao dar uma resposta à sociedade e na noite da quarta-feira apreenderam o menor de 17 anos, que confessou ser o autor dos disparos que mataram o cobrador. Esse mesmo adolescente, já havia sido preso por ter depredado uma viatura da Polícia Civil e já tinha praticado outros seis assaltos a ônibus. Ele não reagiu à prisão e foi encaminhado para a delegacia especializada.
Reuniões – Enquanto ocorria o velório, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Aracaju (Setransp), Alberto Almeida, participou de uma reunião com o secretário de Segurança Pública, João Batista, para reforçar a disposição das empresas de ônibus sobre as ações de combate a assaltos e outros crimes contra passageiros e funcionários do transporte público.
As empresas já haviam atendido as medidas antes solicitadas, reforçando a comunicação em tempo real entre o sistema de monitoramento por câmera internas e GPS das empresas de ônibus e a polícia, bem como a aplicação de adesivos de Disque Emergência 191 e Disque Denúncia 181 em todos os ônibus; além de outras medidas de segurança como cofres para armazenamento de quantias maiores e reforço na divulgação do uso da bilhetagem eletrônica, evitando a movimentação de dinheiro nos ônibus.
No entanto, foi solicitado que fossem avaliadas alternativas de melhorar a visibilidade interna dos ônibus, e o Setransp frisou que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) junto com as empresas, estão à disposição para buscar opções. O Setransp ratificou que quanto a traseira do ônibus, única parte do veículo sem transparência vinda de fábrica, mesmo com a retirada da publicidade, que serve também às mídias de ações sociais, o espaço continuaria fechado.
Já durante a tarde, o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, a secretaria de Defesa Social, Georlize de Teles, o representante da Secretaria de Estado da Segurança (SSP), André Baronto, e o presidente do (Setransp), Alberto Almeida visitaram a sede da Coopertalse para verificar o sistema de câmeras filmadoras em HD recém-implantado nos microonibus que atendem o transporte interurbano.
O equipamento de última geração e alto investimento, ainda é pouco usado no Brasil, mas mantém as imagens registradas em alta resolução independente das influências de trepidações e variantes de iluminação ou clima. De acordo com o presidente da Coopertalse, Valdenes Ferreira, as imagens captadas e divulgadas pela imprensa ajudaram a inibir a ação dos assaltantes, que até então era crescente.
Embora as câmeras atualmente utilizadas pelo transporte das empresas da capital já estejam auxiliando a polícia na identificação dos meliantes, a Secretaria de Defesa Social, a SMTT e o Setransp se prontificaram em buscar a inovação tecnológica para melhorar esses registros planejando a implantação dos equipamentos de filmagem em HD como os da Coopertalse.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…