As redes sociais são ferramentas bastante populares no Brasil, seja no Nordeste ou então no Sul do país. Isso significa que o alcance dos produtores de conteúdos, também conhecidos como influenciadores digitais, está aumentando de forma contínua. As agências de marketing sabem de todo esse potencial, e estão investindo em propagandas voltadas para essas mídias digitais, principalmente em Sergipe.
No final de março, em Aracaju, por exemplo, a Indústria de Bebidas São Miguel convidou o criador de conteúdo Felipe Rolemberg para participar de uma campanha de bebidas da marca. A ideia da empresa foi usar o alcance do sergipano, que possui cerca de 50 mil seguidores nas redes sociais, para divulgar a marca de forma local. Uma ação que é cada vez mais comum em todo o Brasil, principalmente em plataformas como o Instagram, o YouTube e o Facebook.
Outro bom exemplo é o sucesso do canal Diogo Paródias, que também é de Sergipe. Com mais de 2 milhões de inscritos no YouTube, e cerca de 3 milhões de seguidores nas outras redes sociais, o produtor de conteúdo Diogo Bellau já participou de diversas campanhas de marketing, algumas de Aracaju e outras nacionais. Os números mostram que o alcance da divulgação de produtos com essas celebridades na internet é superior ao marketing voltado para a TV e para outros meios de comunicação.
Isso é facilmente explicado pelo sucesso das redes sociais no Brasil, que é um dos principais motivos pelo qual os brasileiros acessam a internet. Segundo dados do IBGE, o aumento no número de pessoas com conexão no país está fazendo com que as redes sociais também cresçam em popularidade. A pesquisa aponta que 98% dos entrevistados pelo órgão usam o smartphone com internet para acessar, de forma constante, as redes sociais.
O marketing digital
Assim como quase tudo na área da comunicação, o marketing digital é uma ferramenta que pode ser usada de diferentes formas. Apesar das redes sociais garantirem bons resultados, outras campanhas e ideias estão ganhando espaço na internet. As plataformas de delivery de comidas, por exemplo, usam os cupons de descontos online para chamar atenção de novos clientes. Alguns códigos oferecem aos usuários fretes gratuitos, ou até mesmo desconto nos pedidos. As plataformas de cassino online também usam o marketing para chamar atenção de novos usuários.
Os sites oferecem rodadas grátis e bônus sem depósitos para os apostadores recém-cadastrados testarem os jogos disponíveis. Ou seja, é possível apostar nas mesas em tempo real de pôquer e blackjack sem o risco de perder dinheiro. A ideia é divulgar o funcionamento das apostas online para os curiosos. Os serviços de streamings oferecem algo semelhante com as ofertas de degustação dos catálogos, que podem ser de algumas semanas ou até mesmo de meses.
Entretanto, é o e-commerce que mais chama atenção nas campanhas. Por ser um mercado em forte crescimento, o uso do marketing digital é quase obrigatório para uma empresa se destacar com os clientes. Por isso, empresas como a Magazine Luiza se destacam pelas campanhas criadas nas redes sociais, em portais de vídeos e em quase todos os espaços possíveis da internet. É uma forma eficiente de ganhar destaque, e se transformar na primeira opção.
Novas ideias
Uma característica do marketing digital, e isso é algo que já discutimos por aqui, é a variedade que essa ferramenta consegue ganhar com as empresas. Recentemente, uma coluna de Cleomir Santos, consultor de marketing, explicou sobre a diversidade dessa ferramenta. Ele falou sobre as diferenças entre o marketing multicanal e o onicanal, além
dos impactos que o planejamento pode ter para os negócios.
O número de agências especializadas na internet está crescendo no Brasil, e também por aqui. Empresas como a Noá Agência Digital e a Avanço Agência De Marketing Digital são uma referência para Sergipe e estão fazendo um bom trabalho em colocar o estado como destaque no setor.
Sergipe é uma das regiões que mais tem buscado espaço com essas ferramentas digitais, e o aumento de ações voltadas para o marketing digital é um sinal positivo para o setor. A internet possui um mundo de possibilidades, como quase todo mundo sabe, e isso significa uma necessidade de investir em novas ações. As redes sociais continuam sendo um dos meios mais importantes para se destacar, mas isso não significa que outras formas de
propagandas não devem ser aplicadas.