Em menos de um ano de funcionamento, a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira (MMLN), construída pela Prefeitura de Aracaju no bairro 17 de Março, atingiu o marco de três mil bebês nascidos na unidade. Inaugurada em abril de 2023, quando se tornou o primeiro complexo materno-infantil da rede municipal de saúde da capital, a maternidade é um dos principais investimentos sociais realizados pela administração municipal nos últimos sete anos e possui a missão de ampliar e qualificar os serviços de saúde, garantindo atendimento humanizado às gestantes e seus bebês.
A maternidade conta com uma estrutura de ponta, fruto de um investimento superior a R$18 milhões, e está altamente equipada, uma vez que atua para promover o atendimento integrado na rede municipal, assegurando às gestantes assistidas pela rede primária acompanhamento gestacional completo, desde as consultas de pré-natal à realização de exames, parto e ao acolhimento pós-parto, respeitando, sobretudo, a vontade e a necessidade da gestante.
Esse mesmo olhar integral é dedicado às pessoas em situação de vulnerabilidade, seja da população LGBTQIAPN+ ou mulheres vítimas de violência sexual, público que necessita de acolhida especializada.
Porta aberta para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Maternidade Municipal Lourdes Nogueira disponibiliza ainda os serviços de atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal, atendimento de urgência com observação de até 24 horas, consultas com profissionais da atenção especializada, diagnóstico por teste rápido, exames de patologia clínica, exames radiológicos, ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e tococardiografia anteparto.
Aliada a essa estrutura, a unidade conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.
A marca de três mil nascimentos foi atingida na segunda-feira, 26, e consolida ainda mais o equipamento como referência em qualidade de serviços prestados à população. A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que este é um momento muito importante e de grande emoção, pois o número revela a função social que a maternidade vem exercendo na cidade, ao garantir dignidade às famílias em um momento tão fundamental.
“As mães chegam à unidade com aquele misto de alegria e de receio para saber como vai ser seu parto, mas na ‘Lourdes Nogueira’ elas têm uma equipe multidisciplinar para tirar dúvidas, ajudar e apoiar neste momento tão diferenciado para a mulher, que é o parto. O atendimento humanizado faz toda a diferença no nascimento da criança, porque é um ambiente de acolhimento, amor e carinho e isso contribui para o desenvolvimento do bêbe. A nossa ideia é que os partos realizados nessa maternidade sejam, em sua maioria, partos normais e humanizados, mas caso haja a necessidade dessa criança ter acesso a UTI ou a um equipamento de tecnologia que precise dar apoio à saúde dessa criança, nós também estamos preparados”, destaca Waneska.
Com funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana, e com a qualidade que oferece, a maternidade tem registrado uma crescente demanda. “Existem finais de semana que nossa maternidade é a única em funcionamento aqui na nossa região. Desde a sua inauguração, ela nunca parou de funcionar, tanto durante a semana como em feriados, sempre com sua equipe completa e preparada para acolher as mulheres e dar toda essa estrutura que elas merecem”, ressalta a secretária.
Os atendimentos realizados na maternidade obedecem a um fluxo de classificação de risco, com atenção prioritária aos casos de emergência, seguindo para urgência e procedimentos de baixa complexidade. Assim como as gestantes em trabalho de parto são recebidas na unidade, as pacientes que apenas necessitam de uma avaliação médica especializada em obstetrícia também podem buscar atendimento.
O diretor clínico da MMLN, Dr. Mauro Bezerra, acredita tratar-se de um momento simbólico, que reflete a garantia de assistência em saúde e o sucesso de um modelo que busca agregar recursos interdisciplinares e holísticos.
“Este é um momento muito bonito que acontece na nossa cidade, que é o nascimento do bebê número três mil. A gente percebe o cuidado e o zelo que a maternidade têm com as pessoas e isso é fundamental em qualquer equipamento de assistência e principalmente na saúde. Essa assistência humanizada, o foco na família e na mulher é o reflexo da nossa maternidade. É uma equipe multiprofissional, baseada em protocolos assistenciais bem elaborados, com foco na individualidade de cada um e esse é um grande diferencial”, conta Mauro.
Serviços aprovados
Irene dos Santos, mãe de Nicolas Davi Santos de Jesus, o terceiro milésimo bebê nascido na Maternidade Lourdes Nogueira, diz que já ouvia falar sobre o atendimento e o apoio que a unidade de saúde oferece, mas foi uma surpresa positiva a forma como ela e seus familiares foram tratados, sempre com muita informação e atenção de toda a equipe.
“Essa experiência de ter meu bebê aqui na maternidade foi incrível e algo inexplicável. Apesar de ter sido uma gravidez planejada, nós nunca estamos preparadas para a hora do parto. Aqui, eu fui bem recebida, as enfermeiras me ajudaram muito na hora que eu mais precisei e pude contar com a ajuda do meu esposo também. Amei a forma como fui tratada aqui”, afirma Irene.
O pequeno Nicolas Davi nasceu de parto normal às 8h37, do dia 26 de fevereiro, e é o primeiro filho do casal Irene dos Santos, de 28 anos, e do carpinteiro Daniel Santos de Jesus, moradores do bairro Areia Branca. Além de todo o apoio e acolhimento, a família recebeu ainda um kit, com material de higiene, roupas e uma manta, que é oferecido a todos os bebês que nascem na unidade.