Os médicos que cuidam da cantora Paulinha Abelha, vocalista da Calcinha Preta, ainda não descobriram o que está causando o coma profundo nela, com disfunção neurológica grave, renal e hepática. Hoje à tarde, no Hospital Primavera, onde a cantora está internada, houve uma entrevista coletiva com os médicos Marco Aurélio Alves, neurologista; Ricardo Leite, diretor técnico do hospital; e André Luís Veiga, intensivista. “O diferencial é sabermos o que deu início a estes problemas de saúde”, disse Ricardo Leite.
As funções neurológicas da cantora são as mais preocupantes. De acordo com os especialistas, Paulinha Abelha está na fase grave do coma. “Uma pessoa saudável tem a escala Glasgow no número 15, a dela está em três”, disseram. A Escala de Coma de Glasgow (ECG) foi criada em 1974, na Universidade de Glasgow na Escócia, e até hoje representa uma das ferramentas de monitorização neurológica mais utilizadas no mundo.
O neurologista Marco Aurélio Alves alertou que as informações de que a paciente estaria com uma bactéria no cérebro com um quadro de meningite não procede. Paulinha tem uma encefalopatia severa, os rins não estão funcionando, daí a necessidade de diálise, e os especialistas asseguram que não há morte encefálica da artista e que o quadro dela é reversível.
Os médicos têm todas as informações necessárias a respeito da alimentação que a cantora comeu, inclusive um sushi, em São Paulo, do tratamento com nutrólogo, do procedimentos estéticos e o tratamento para engravidar. Eles disseram que todos os medicamentos que a cantora tomou foram supervisionados, mas que tudo segue em investigação.
Questionados sobre a possibilidade de a cantora ser transferida para outro Estado, os médicos disseram que não há motivo para isso. “Nosso objetivo está sendo mantê-la viva e está sendo difícil. Nossa prioridade é a vida”, disse o neurologista Marco Aurélio Alves.
Boletins
Paulinha Abelha sentiu-se mal no dia 11 de fevereiro, quando passou mal após uma turnê em São Paulo e no dia 13 foi internada no Hospital Unimed, em seguida foi para o Primavera, onde segue.
O Hospital Primavera informou que os boletins médicos serão divulgados uma vez por dia, entre 11h30 e 12h00.