Negócios

Microempreendedores e produtores rurais de 9 municípios recebem prêmios do BNB em Sergipe

Compartilhe:

Seis produtores rurais e três microempreendedores urbanos foram homenageados nesta sexta-feira (29), como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em atividades produtivas diversas, na área de atuação do Banco do Nordeste em Sergipe. A solenidade de entrega do XIV Prêmio BNB de Microfinanças e do VI Prêmio BNB de Agricultura Familiar foi realizada no auditório da superintendência estadual do BNB, em Aracaju.

Crediamigo

Vencedora do Prêmio de Microfinanças (Crediamigo), na categoria Produção e Comercialização, Sara Moreira

O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas Crediamigo (microcrédito urbano) e Agroamigo (microcrédito rural). Na premiação do Crediamigo, o vencedor na categoria Inovação e Tecnologia é o empresário Gabriel Vinicius Nunes, de Nossa Senhora do Socorro. Há quatro anos, ele trocou a vida militar pela venda de roupas e acessórios.

Gabriel tem investido em propaganda e 80% do faturamento vem de pedidos pelas redes sociais. Trabalha com motoboy fixo para entregas e, com crédito financeiro, superou o fechamento da loja no período crítico da pandemia. “Sempre fiz reposição de estoque e passei a inovar nas mercadorias, modernizando e acompanhando a necessidade dos clientes, sempre com recursos do microcrédito”, relata o empreendedor.

Na categoria Produção e Comercialização, o troféu ficou com Sara dos Santos Moreira, de Nossa Senhora da Glória. E na categoria Empreendedorismo Sustentável, a vitória é de Vanuzia Marques Pereira, da Barra dos Coqueiros. Ao lado dos esposos, ambas as empreendedoras possuem restaurantes. Sara atua na venda de carnes, pizzas e hambúrgueres e conta com 16 funcionários. E Vanúzia trabalha com pratos à base de mariscos, num local à beira do rio e ambientado para a preservação.

Vencedor do Prêmio de Microfinanças (Agroamigo), na categoria Beneficiamento e Comercialização, Luiz Gonzaga

Agroamigo

O evento seguiu com a premiação dos produtores atendidos pelo programa de microcrédito rural (Agroamigo). Na categoria Beneficiamento e Comercialização, o vencedor é o produtor de leite Luiz Gonzaga Freire, do município de Canhoba.

Morador do Semiárido, ele investiu na instalação de um poço artesiano e na criação de um sistema de irrigação por aspersão, para ampliar o suporte hídrico e forrageiro dos animais, além de reduzir gastos com compra de ração, especialmente no período do verão. “Com ajuda dos meus filhos, o gado cresceu e a venda de leite também. Agora a gente aproveita bem o tamanho da propriedade”, conta Luiz Gonzaga.

Na categoria Inovação e Tecnologia, o prêmio ficou com o produtor José Alesson Andrade, que produz culturas como maracujá e raízes, em Malhador. E na categoria Sustentabilidade, o vencedor é o produtor Elenaldo de Santana, que cria bovinos, ovinos e peixes em Tobias Barreto. Ambos investiram na instalação de placas solares, e reduziram custos de energia para irrigação.

Agricultura familiar

O produtor Lenilson Bazilio de Oliveira, de Propriá, é o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Beneficiamento e Comercialização. Em 1995, ele comprou o primeiro lote no Baixo São Francisco. Hoje tem casa própria, dois terrenos de sequeiro e seis lotes de perímetro irrigado para produção de arroz, leite e criação de peixes, que ajudaram a ampliar a renda e o patrimônio da família.

“O início foi difícil, mas minha família se esforçou e o Banco do Nordeste apoiou com crédito. As vendas aumentaram nos últimos anos e ficamos muito felizes com esse prêmio”, declara Lenilson.

Vencedora do Prêmio de Agricultura Familiar, na categoria Sustentabilidade, Maria Conceição Moura

Na categoria Inovação e Tecnologia, o premiado é Paulo Sérgio Batista de Jesus, de Itapicuru (BA), atendido pela agência do BNB em Tobias Barreto. Produtor de frutas cítricas e milho, Paulo ampliou a produtividade após financiar um trator e implementos agrícolas.

E a apicultora Maria da Conceição Moura, de Itaporanga D’Ajuda, venceu na categoria Sustentabilidade. Há mais de 20 anos, ela e o marido produzem mel e derivados beneficiados pela Associação Sergipana de Apicultores. Para ampliar a distribuição, o casal formalizou a criação de um apiário, que destina os produtos a Aracaju e outros municípios.

O superintendente estadual do BNB em Sergipe, César Santana, recebeu os premiados, a comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. “Todas as histórias mostram a força do povo nordestino, que trabalha diariamente, gera renda familiar e movimenta a economia de forma criativa. Todos os premiados têm histórias que inspiram outros empreendedores e produtores rurais a seguirem em frente, para realizar sonhos e promover dignidade”, diz o superintendente.

Comissão julgadora

Os clientes do Crediamigo foram selecionados por uma banca composta por representantes da Associação Comercial e Empresarial do Estado de Sergipe (Acese) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SE). Para os empreendimentos rurais do Agroamigo e Agricultura familiar, a equipe do Banco do Nordeste contou com a colaboração de representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Sergipe (Senar/SE), Federação dos Trabalhadores Rurais no Estado de Sergipe (Fetase) e Empresa de Desenvolvimento Agropecuário do Estado de Sergipe (Emdagro).

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Marco Queiroz, presidente do Banese: “A expectativa é que o Banese continue crescendo de forma sólida e sustentável”

  Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma  trajetória de crescimento. Os números divulgados…

10 horas atrás

A Proclamação da República e a influência da Maçonaria

  Por Gilberto Costa-Silva (*)   15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…

10 horas atrás

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

1 dia atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

1 dia atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

2 dias atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

2 dias atrás