A Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública, que possibilitou a implementação de lâmpadas de LED na capital, é fruto de uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Aracaju, e vai possibilitar, além de mais qualidade de vida, a constituição de um legado tecnológico importante para a cidade.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seminfra) dá os últimos passos para completar o processo, que tem 99,36% de execução e já foi finalizado em 20 dos 48 bairros da capital: 13 de Julho, Cidade Nova, Cirurgia, Gameleira, Industrial, Jardim Centenário, José Conrado de Araújo, Lamarão, Marivan, Matapoã, Olaria, Palestina, Pereira Lobo, Porto D’Antas, Robalo, Santa Maria, Santo Antônio, São José dos Náufragos, Soledade e Suíssa. O trabalho foi concluído, portanto, em 58.953 dos 59.332 pontos de luz da cidade, restando apenas 379 luminárias a serem modernizadas.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, destaca o pioneirismo de Aracaju perante a experiência de outras cidades.
“Estamos na parte final da PPP. Foi um grande projeto, Aracaju foi uma das primeiras capitais a aderir, tivemos muito sucesso e um bom resultado. A execução começou no final da pandemia, em um momento em que havia dificuldades de importação, uma vez que a maioria das luminárias vinha de outros países, como a China. Inicialmente tivemos dificuldade, mas depois o processo deslanchou, tanto que somos a cidade que mais rapidamente implanta as lâmpadas entre todas as que foram selecionadas pela Caixa Econômica Federal. Avançamos na implantação de LED, na iluminação especial e no processo de telegestão. Conseguimos modernizar a cidade, e isso já tem repercutido na redução do custo da conta de energia”, informa.
Além de maior economia e melhor iluminação da cidade no período noturno, a tecnologia vai permitir novas soluções em conectividade e integração. A Seminfra estuda alternativas importantes nestes aspectos, como a implantação de rede Wi-Fi em praças, de controle semafórico e monitoramento de enchentes, além de rede 5G.
PPP da iluminação
A modernização faz parte do Planejamento Estratégico 2021-2024 da Prefeitura de Aracaju. A conquista foi viabilizada pela Parceria Público-Privado (PPP) estabelecida entre a gestão municipal e o consórcio Conecta Aracaju S/A, que vai gerir o parque de iluminação pública pelos próximos 13 anos.
O contrato prevê a implementação de iluminação especial em 16 pontos turísticos da capital, que está em fase de conclusão do marco II, e da telegestão, que é um sistema de conectividade entre lâmpadas de LED e umju, software de gerenciamento, que possibilita a troca de informações de forma virtual.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…