sexta-feira, 29/11/2024
EX-governador João Alves Filho

Morre aos 79 anos João Alves Filho, ex-governador de Sergipe

Compartilhe:

O ex-governador de Sergipe, João Alves Filho, 79 anos, morreu na noite da terça-feira, 24,  no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde estava internado desde o dia 18, quando sofreu uma parada cardíaca no apartamento onde morava com a esposa, a senadora Maria do Carmo Alves.

João Alves estava num quadro avançado de Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, causando consequências como a perda da memória. Por conta da doença, João não se lembrava mais que foi ele quem construiu a Orla da Atalaia, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

A  família informou que o corpo de João será cremado no Jardim Metropolitano, em Valparaíso de Goiás, e as cinzas devem chegar a Sergipe dentro de três dias, para que ocorram as despedidas. Esta semana, em entrevista numa rádio, em Aracaju, a senadora Maria do Carmo  já havia declarado que seria feita a cremação.

João deixa esposa, a senadora Maria do Carmo, e os filhos: Maria Cristina Alves, Ana Maria Alves e João Alves Neto.

Luto oficial

Hoje, 25, pela manhã, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PDT, anunciou que vai decretar luto oficial por três dias, em virtude da morte de João Alves. Ele também  disse que a estrutura da Prefeitura  de Aracaju está à disposição da família para as homenagem que serão prestadas ao ex-governador.

“Aos seus familiares, em especial à sua esposa, a senadora Maria do Carmo, e a seus filhos, a seus amigos e admiradores, os meus mais elevados sentimentos e orações”, disse Edvaldo.

O Governo do Estado também decretou luto oficial por três dias. Em nota, o governo colocou à disposição da família, o Palácio Olímpio Campos.

História

O ex-governador era engenheiro civil e  foi justamente na época em que estudava na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, que começou a se interessar por política. Mas foi em 1975 quando, indicado pelos militares, foi prefeito de Aracaju, até 1979.

Foi eleito governador em 1982 e nomeado Ministro de Estado do Interior pelo então presidente José Sarney em 1987. Em 1990, foi candidato ao governo de Sergipe e venceu com 364.819 votos. Em 1998, concorreu novamente ao governo de Sergipe mas ficou em segundo lugar, perdendo para o seu ex-aliado Albano Franco.

Disputou o pleito ao governo do estado em 2002, obteve sucesso, derrotando o então senador José Eduardo Dutra. Em 2006, João Alves Filho se apresentou como candidato à reeleição numa disputa polarizada entre ele  e o ex-prefeito Marcelo Déda candidato pelo PT. João, porém, perde a eleição para o candidato Marcelo Déda logo no primeiro turno, tendo obtido 45,02% dos votos válidos, totalizando 450.405 votos, contra 52,46% obtidos por Déda (524.826 votos).

Em 2010 candidatou-se novamente ao governo do Estado de Sergipe, não obtendo êxito, onde o então governador Marcelo Déda foi reeleito. Em 2012 lançou sua candidatura para prefeito pelo Democratas e venceu o deputado federal Valadares Filho, o candidato do então prefeito Edvaldo Nogueira e do então governador Marcelo Déda com 52,73% dos votos validos contra 37%.

Em 2016, João tenta a reeleição, mas acaba ficando de fora do segundo turno, disputado entre Valadares Filho (PSB) e o então ex-prefeito Edvaldo Nogueira (na época, PCdoB), este último acaba por ser eleito novamente.

Compartilhe:

Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

Leia Também

Ministro da Fazenda

Pacote de corte de gastos está pronto para ser anunciado

Após um mês de discussões dentro do governo, o pacote de corte de gastos está …

WhatsApp chat