O arcebispo emérito de Aracaju, dom Luciano José Cabral Duarte, 93, morreu hoje à tarde, 29, informou a Arquidiocese. Ele enfrentava diversos problemas de saúde e não resistiu. O religioso, um intelectual marcante, foi nomeado arcebispo em 1971 e permaneceu até 1998. Ele também exerceu diversos cargos públicos, a exemplo da presidência da Câmara de Ensino Superior do Conselho Estadual de Educação, responsável pela constituição da Fundação Universidade Federal de Sergipe.
Coube também a dom Luciano realizar o primeiro projeto de Reforma Agrária de Sergipe, entre 1968 e 1988, chamado Prohcase (Promoção do Homem do Campo de Sergipe), beneficiando mais de cinco mil famílias.
Ele escreveu vários livros, como “Europa, Ver e Olhar”, “Europa e Europeus”, “Viagem aos Estados Unidos, Índia a Voo de Pássaro”, “Estrada de Emaús”, “A Igreja às Portas do Ano 2000” e “La Nature de l’intelligence dans le thomisme et dans la philosophie de Hume”(tese de doutorado em Filosofia, na Sorbone).
Dom Luciano nasceu em Aracaju, no dia 21 de janeiro de 1925. Um colégio da rede estadual de ensino leva o seu nome na capital.
A Arquidiocese ainda não divulgou onde ocorrerá o velório e nem o horário do sepultamento.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…