A ex-senadora Maria do Carmo do Nascimento Alves, 83, morreu no sábado, 31, às 18h54, na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas, onde estava internada desde a segunda-feira, 26. De acordo com a família, ela se sentiu mal, foi levada para o hospital e os exames detectaram um câncer, com metástase hepática. Ela era viúva do ex-governador João Alves Filho e deixa três filhos: João Alves Neto, Ana Maria, Maria Cristina e netos. O velório está ocorrendo no Cemitério Colina da Saudade e às 14 horas haverá uma missa de corpo presente e o sepultamento ocorrerá às 16 horas.
A ex-senadora nasceu em Cedro de São João, em 23 de agosto de 1941 e era filha de João Batista do Nascimento e de Marinete Alves do Nascimento. Em 1966, se formou em Direito na Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Filiada atualmente ao Progressistas – PP –, Maria do Carmo Alves foi senadora por Sergipe de 1999 a 2023, sendo a primeira mulher eleita para o Senado Federal por Sergipe e a primeira mulher a cumprir três mandatos consecutivos no Senado.
Maria do Carmo também foi primeira-dama de Aracaju em dois momentos (1975-1979 e 2013-2017) e primeira-dama do Estado por três vezes (1983-1987, 1991-1995 e 2003-2007), sempre de forma atuante nas áreas da assistência social e saúde da mulher.
Em 2022 ao se despedir do Senado, ela lembrou que foi a primeira senadora eleita por Sergipe e manifestou seu orgulho de contribuir para a causa das mulheres. “Trabalhei continuamente para enfrentar a violência doméstica contra a mulher e garantir o espaço feminino no mercado de trabalho, na ciência e na política. Acredito que pensar em políticas públicas de gênero é pensar também em desenvolvimento econômico”, avaliou.
O governador Fábio Mitidieri se manifestou em suas redes sociais: “Sergipe está em luto. Hoje, perdemos a presença terrena de Maria do Carmo Nascimento Alves, que é a baluarte das políticas públicas voltadas à assistência social em nosso estado.”
O prefeito Edvaldo Nogueira decretou luto oficial de três dias: “Com muita tristeza e pesar, durante a nossa carreata no bairro Luzia, recebi a notícia do falecimento da ex-senadora Maria do Carmo”.
O senador Rogério Carvalho também lamentou: “descanse em paz, dona Maria do Carmo. Recebi, com profunda tristeza, a notícia do seu falecimento. Dona Maria do Carmo foi um exemplo de força e perseverança, abrindo caminho para muitas mulheres na política, sendo a primeira a representar Sergipe no Senado e a cumprir três mandatos consecutivos. Meus sentimentos à família e a todos os que tiveram o privilégio de conhecer e trabalhar ao lado dessa grande mulher.”
Por Juliano César Souto (*) Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…
Por Léo Mittaraquis (*) Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) tema do presente artigo foi inspirado na…
O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…
Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…
Por Luiz Thadeu Nunes (*) esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…