Negócios

Movimento de navios no TMIB aumentou 33% em 2018

Compartilhe:

O Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB), localizado na Barra dos Coqueiros, região metropolitana de Aracaju,  registrou um aumento de 33% no tráfego de navios no ano passado, na comparação com igual período de 2017. Enquanto que em 2018, o embarque e desembarque movimentaram 40 navios, em 2017 esse numero foi de 30. Os principais produtos transportados no porto foram coque de petróleo, trigo, fertilizantes, concentrado de cobre, soja, peças e equipamentos. O TMIB é  operado pela VLI.

Do TMIB recebe produtos que vem dos Estados Unidos (coque e fertilizantes),  Argentina (trigo), China e Polônia (peças e equipamentos), e do Marrocos (fertilizantes).  De Sergipe para a Índia e China segue concentrado de cobre e a soja vai para a Venezuela.

O concentrado de cobre, por exemplo, foi uma carga que ficou em evidência em 2018. O terminal fornece condições diferenciadas para manuseio e armazenagem da carga onde a mina é localizada em outro estado, em função da produtividade e disponibilidade do cais – o primeiro lote deste ano já está sendo formado.

O TMIB também oferece para a indústria sergipana uma vantagem competitiva: o recebimento de contêineres. O terminal tem capacidade para armazenar mais de 500 compartimentos e, assim, garantir às empresas do estado os benefícios fiscais da importação de diversos produtos.

Toneladas

A versatilidade é o principal atributo do TMIB. Com infraestrutura para receber dois milhões de toneladas por ano, o terminal embarcou dois navios de soja (60 mil toneladas) e viu a movimentação de trigo crescer em 9%. “Temos capacidade para auxiliar na exportação de grãos e na importação de insumos para o Nordeste”, explica Leonardo Paiva, gerente-geral de Portos Norte.

O TMIB é um dos principais empregadores da cidade. O porto atua como um vetor de desenvolvimento estimulando uma cadeia de negócios na região. Para se ter uma ideia são cerca de 120 pessoas entre diretos e indiretos fixos. Além disso, há uma média de 150 vagas temporárias abertas a cada ano, em razão de projetos para clientes e melhorias na infraestrutura de acordo com as demandas.

Logística diferenciada

Vista aérea do TMIB

O terminal contribui, ainda, para um dos maiores projetos de infraestrutura energética em andamento no Brasil. Próximo ao TMIB, está sendo construída a termoelétrica Porto de Sergipe I, que será a maior usina do tipo na América Latina com capacidade para fornecer 15% da energia consumida no nordeste.

Para isso, a VLI realizou um estudo aprofundado para a sua realização. Foram movimentadas aproximadamente 20 mil toneladas de cargas especiais para implantação do projeto, passando pelo terminal cargas de grande porte com peso de 300 toneladas e com mais de 30 metros de comprimento. “Há um estudo de engenharia diferenciado para atender uma demanda tão específica. É mais uma amostra da nossa capacidade de entregar ao mercado soluções logísticas”, afirma o gerente.

Os diferenciais do TMIB

Atributos do TMIB:

– Píer com mais de 300 metros de extensão

– Área total de 2 milhões de m², sendo 800 mil m² de área alfandegada

– Capacidade de movimentação de 2 milhões de toneladas por ano

– Disponibilidade de atracação imediata

– O TMIB encontra-se entre os principais mercados da região, tendo num raio de 500 km um mercado consumidor de aproximadamente 30 milhões de pessoas

– Boa conexão rodoviária e localização estratégica no Nordeste

 VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).

Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Leia também:

TMIB completa 22 anos em atividade em Sergipe

VLI abre vaga para estágio no Terminal Inácio Barbosa

Compartilhe:
Antônio Carlos Garcia

CEO do Só Sergipe

Posts Recentes

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde.

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

24 minutos atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

3 horas atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

1 dia atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

1 dia atrás

Árvore caída ou precisando de poda? Saiba quem acionar dependendo da situação

  Se uma árvore cai sobre a rede elétrica ou seus galhos alcançam os fios,…

2 dias atrás

A vida pede calma

  Por Luiz Thadeu Nunes (*)   esembarquei no aeroporto Santos Dumont, no centro do…

2 dias atrás