O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) vai bloquear nesta sexta-feira, 15, das 9 às 10 da manhã, cinco pontos das BRs-235 e 1o1 em Sergipe, devido da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária que lembra os 20 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará, e também em memória de dois trabalhadores rurais mortos em confronto com a polícia no Paraná, no início deste mês. Esse ato vai acontecer todo Brasil.
Os pontos a serem bloqueados são os seguintes: trevo de Porto da Folha, saída do município de Lagarto, Cristinápolis, nas imediações do povoado Cruz da Donzela, em Malhada dos Bois, e o trevo de Pedra Branca.
No dia 11 de abril, Gislene dos Santos Reis, da direção nacional do MST, enviou um ofício ao superintendente da PRF, Robson César Feitosa Santos, informando sobre os bloqueios, “solicitando apoio e acompanhamento dessa instituição”. Gislene acredita que cerca de 1 mil pessoas participem da mobilização.
No dia 11 de março do ano passado, três pessoas morreram num acidente na BR-101, nas proximidades do município de Itaporanga D’Ajuda. No momento havia um bloqueio na rodovia feito pelo MST e a PRF apontou o movimento como responsável pela tragédia. No entanto, Gislene garante que não foi culpa do MST e lamentou as mortes.