Na próxima segunda, 4, das 8h às 16h, o Museu da Gente Sergipana realizará a Escuta Pública para Atualização do Plano Museológico 2025-2030, um instrumento de planejamento recomendado para todos os museus brasileiros pelo Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009). Para isso o Instituto Banese, através do Museu, convida a população a participar e contribuir com a construção desse documento. As inscrições para integrar os Grupos Temáticos (GT’s) devem ser efetuadas pela plataforma Sympla, através deste link.
Para a elaboração deste documento vital à organização e planejamento da instituição, é necessário que a sociedade atue e participe de forma coletiva. Com isso, estão convidados professores, pesquisadores, estudantes, membros de movimentos sociais, povos e comunidades tradicionais, profissionais de museus, parceiros sociais, fazedores de cultura, dentre outras pessoas interessadas em cultura, patrimônio e museus.
A iniciativa revela o compromisso com a valorização e o fortalecimento da cultura local, por meio da inserção da sociedade na discussão do acervo do Museu e dos programas e projetos que ele desenvolve. Além disso, é uma ação que busca construir um Museu ainda mais diversificado, inclusivo e representativo das culturas da gente sergipana.
A Escuta Pública está estruturada em quatro Grupos Temáticos (GT’s), com a finalidade de centralizar as discussões e nortear um diagnóstico.
GT 1 | ‘Penduricalhos da Gente Sergipana: Os símbolos dos nossos municípios’. Discutirá a escolha e a inserção de elementos simbólicos dos 75 municípios sergipanos, que posteriormente irão compor um novo acervo para a instalação ‘Penduricalhos da Gente Sergipana’.
GT 2 | ‘Educação e Museu: Um espaço de fomento à identidade sergipana’. Debaterá nomes para compor a exposição ‘Nossos Cabras’ e fatos culturais, sociais, ambientais e históricos de relevância para o estado, como forma de atualização da ‘Renda do Tempo’, na exposição ‘Midiateca’.
GT 3 | ‘O lugar da tecnologia para a interação com a gente sergipana’. Buscará discutir métodos para a utilização dos recursos multimídia como dispositivos para explorar de maneira mais ampla os discursos presentes nas exposições, além de atuarem como dispositivos pedagógicos para o ensino-aprendizagem da cultura sergipana.
GT 4 | ‘Acessibilidade e Museu: Pensando a acessibilidade para expandirmos a inclusão’. Propõe discutir possíveis melhorias no acesso à informação, orientação espacial dos visitantes e estrutura predial, no que tange à acessibilidade. Para isso, é necessário aperfeiçoar algumas mudanças que já estão sendo tomadas e buscar outras novas.
Após a Escuta Pública, o Plano Museológico passará por outras fases de curadoria até que seja implementado pela instituição. Para mais informações, basta acessar as páginas no Instagram do Museu da Gente Sergipana (@museudagentesergipana_oficial) e do Instituto Banese (@institutobanese).
Nos últimos oito anos, a capital sergipana tem se posicionado como uma cidade inovadora e…
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu o título de Cidadã Aracajuana à diretora…
O Senac inaugurou na quinta-feira, 28, a carreta escola de gastronomia, a terceira unidade…
Por Natanael Fernandes de Souza (*) Aqueles que nos conhecem há algum tempo…
o episódio mais recente do podcast "Raízes do Comércio", Juliano César, sócio administrador do…
Emerson Sousa (*) o Evangelho segundo o apóstolo Mateus, no Capítulo 7, em…