Estamos na época do ano contemplada por ser aquela em que encontramos a família. Mas este ano de 2020 temos um grande desafio: estarmos juntos e separados, ao mesmo tempo. Com a pandemia da COVID-19, a grande festa com todos juntos, peru ou um frango maior à mesa, troca de presentes com amigo secreto roubado e as adoradas e terríveis fofocas e atualizações da vida dos parentes e aderentes estão comprometidas.
Contudo, os conhecimentos da área de gestão de pessoas podem dar uma “mãozinha” para ajudar a tornar o Natal deste ano inesquecível. Uma coisa fundamental no trabalho das empresas é a motivação. Estamos sempre buscando formas criativas de incentivar as pessoas a criar e a transformar as atividades em algo prazeroso, e potencializar os recursos. A partir disso, vamos a algumas sugestões para este Natal:
recolher tudo, separar em potes e colocar em cestas que serão entregues em todas as casas. Todos devem cear ao mesmo tempo. É óbvio que dividir a ceia só dá para fazer quando todos morarem na mesma cidade. Se não for o caso, acertem para combinarem a alimentação.
A distância geográfica não precisa ser o motivo para não se ter e demonstrar amor. A criatividade, a motivação e o domínio das ferramentas de comunicação e interação são conhecimentos valiosos que farão a diferença para as famílias neste Natal.
(*) Profa. Esp. Petruska Passos Menezes é psicóloga e psicanalista, integrante do Círculo Psicanalítico de Sergipe, tem MBA em Gestão e Políticas Públicas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Gestão Estratégica de Pessoas (pela Fanese), Neuropsicologia (pela Unit) e em curso Gestão Empresarial pela FGV.
** Esse texto é de responsabilidade exclusiva da autora. Não reflete, necessariamente, a opinião do Só Sergipe.
Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*) le morreu no último dia 3 de…
A expansão do gás natural canalizado, liderada pelo Governo do Estado de Sergipe, continua…
Aracaju vive um momento de transformação histórica com o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que…
A Energisa Sergipe foi reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar em…
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…