Aracaju está ainda mais brilhante e em clima festivo com a inauguração de mais uma etapa do “Natal Iluminado”, uma iniciativa encantadora da Prefeitura que tem espalhado a magia natalina por toda a cidade. Na última quinta-feira, 7, foi a vez de acender as luzes da Orla Pôr do Sol, um dos cartões postais da capital.
O ponto turístico recebeu 48 peças decorativas, incluindo um portal iluminado, elementos de solo e árvores naturais. A atração faz parte de um projeto da Prefeitura que visa transformar espaços importantes da capital sergipana em verdadeiros cenários de festa e alegria para os aracajuanos e turistas, tudo em clima das festas de fim de ano e na energia natalina.
A beleza da decoração tomou conta do lugar e refletiu nos olhos e nas palavras daqueles que presenciaram o acendimento das luzes, como foi o caso do carioca Jorge Luiz Fernandes, que mora em Aracaju há 40 anos e teceu elogios à gestão . Para ele, a Orla Pôr do Sol é naturalmente um local muito agradável para aracajuanos e turistas curtirem o lazer, mas, com as luzes natalinas, o espaço ficou ainda mais especial.
“Parabéns a quem teve a ideia desse projeto, porque está muito lindo. Eu sou da época que antigamente tinha uma árvore de Natal gigantesca na 13 de Julho que acabou e ficou um hiato. Agora com o Natal Iluminado toda a cidade está belíssima. Eu vim do Rio de Janeiro morar em Aracaju, construí minha família aqui e tenho a honra agora de receber meus amigos do Rio aqui, para conhecer essa cidade encantadora, principalmente agora nessa época. O Natal para mim é uma data festiva muito gostosa, me lembra muito minha família”, disse encantado.
As luzes também ganharam o coração da carioca Ceir de Souza Barros, que veio conhecer o Natal Iluminado de Aracaju este ano. “Eu não conhecia Aracaju e estou apaixonada. Particularmente eu fiquei encantada com a decoração de Natal, tanto lá na Colina do Santo Antônio, como na praça Fausto Cardoso, que está a coisa mais linda. Aqui na Orla Pôr do Sol é mais um local que ganha meu coração”, avalia a turista.
Para a baiana Zilda Almeida dos Santos, o Natal significa harmonia e família, por isso ela veio para Aracaju, curtir esse clima perto de alguns familiares que vivem na capital sergipana. Ao chegar na cidade, ela foi tomada pela energia contagiante proporcionada através da iluminação especial que embeleza ainda mais a cidade.
“A decoração está belíssima e é bom tanto para o turismo, como para os moradores também. Está lindo demais. Parabéns ao povo aracajuano, ao prefeito desta cidade, porque esse projeto é muito lindo”, reforça.
O turista Natan dos Santos Barros definiu o sentimento de ver as luzes na Orla Pôr do Sol como de “êxtase e muita empolgação”. “Estou encantado com o que a Prefeitura faz na cidade. Aracaju é uma cidade que eu não conhecia, mas passei a conhecer e a admirar”, disse.
Decoração na cidade
A Orla Pôr do Sol não está sozinha nesse espetáculo luminoso. O Natal Iluminado de Aracaju se destaca em diversos pontos da cidade, totalizando mais de 20 milhões de luzes. Entre eles, o Centro da cidade brilha com a decoração nas Praças Fausto Cardoso, Olímpio Campos e Almirante Barroso, resultado de uma parceria entre a prefeitura e a Fecomércio, com 11 milhões de luzes instaladas.
Outro ponto mágico é o Parque da Sementeira, que recebeu 8,1 milhões de pontos de luz, graças à colaboração entre a gestão municipal e o Grupo Energisa. Além disso, as Orlas da Atalaia e do Porto Dantas, juntamente com a Colina do Santo Antônio, estão envoltas na atmosfera natalina proporcionada pelo projeto.
A cidade se ilumina ainda mais com a ornamentação das principais avenidas, como a Avenida Senador Júlio César Leite no Aeroporto (58 pontos), Avenida Beira Mar (156 pontos, da Rotatória do Terminal de Integração, na Zona Sul, até o Restaurante Pier 13), Avenida Hermes Fontes (180 pontos, do trecho entre a Praça da Bandeira e a Rotatória do Gelão), Avenida Tancredo Neves (129 pontos, da Energisa até a loja Havan), General Euclides Figueiredo (100 pontos), Ivo do Prado (15 pontos), e no Morro do Urubu, no Bairro Industrial (14 pontos).