O meu Natal é um presente. Não um presente fantasioso como o de Papai Noel. O meu Natal é mais que o encontro da família com a mesa farta. Brilha mais que as luzes da árvore de enfeite, fala mais alto que as figuras dos presépios mais bonitos. O meu Natal é mais que a celebração do aniversário do filho de Zé e de Maria da Galiléia. É mais que a celebração do nascimento de Jesus de Nazaré.
O meu Natal é como um acerto de contas. O cumprimento de uma promessa de Deus. A celebração do nascimento daquele que será chamado de “conselheiro Maravilhoso, Deus poderoso, Pai Eterno e Príncipe da Paz”. Meu Natal é o do anúncio do anjo Gabriel a Maria: “você vai dar à luz a um menino que se chamará Jesus, filho do Deus altíssimo e o seu Reino não terá fim”.
Meu Natal é a celebração daquele que ao nascer uma multidão de anjos celestiais anuncia: recebam a maior notícia, alegrem-se todos, nasceu hoje na cidade de Davi, o Messias, o Salvador de vocês e, em seguida, entoam a cântico: “Glória a Deus nas Alturas e Paz na terra entre os homens”.
O meu Natal é renovação, o encontro da velha com a Nova Aliança, Deus fazendo novas todas as coisas. Meu Natal é a celebração do Verbo que se fez carne e veio habitar entre nós. É o fantástico encontro de Deus com homem, a entrada de Deus na história da humanidade. Do Deus Emanuel, Deus Conosco, presente nas montanhas e nas planícies da existência. É a celebração do triunfo da comunhão sobre a solidão, da Vida sobre a morte, da esperança sobre o medo.
Esse é o meu Natal. O Natal de Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo, o Senhor-servo, que entrou em nosso mundo e em nossa história para nos servir e nos salvar. O grande presente de Deus, o Criador, para toda a humanidade. A Ele todas as homenagens, todas as honras, todas as glórias. Hoje e sempre.
__________
(*) Josué da Silva Mello, mestre maçom, ex-venerável da Loja Harmonia, Luz e Sigilo, pastor evangélico, presidente da Academia de Educação de Feira de Santana e ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).