As conexões que formamos durante toda a vida são importantes para o nosso desenvolvimento em vários aspectos. Sob o prisma negócio, não basta, apenas, conhecimento técnico, habilidades socioemocionais, experiência no mercado e um bom currículo. Você precisa conquistar, o tempo todo, novos relacionamentos e estreitar os laços com pessoas dos mais variados segmentos. Ninguém constrói uma vida profissional sem ajuda. Por isso, o networking é uma ótima forma de se estabelecer e fazer prosperar em uma empresa ou no seu próprio empreendimento.
A palavra que define a prática de se estabelecer relacionamentos profissionais, mas que são construídos em qualquer tipo de ambiente, significa, literalmente, “rede de contatos”. E é ela que vai te fazer conhecer os parceiros certos e o que fará a diferença durante a sua jornada, sobretudo, em um contexto de constantes transformações dos modelos de negócios – ainda mais aceleradas pela pandemia da covid-19.
Essa crise sanitária que há dois anos nos assola, mudou a vida e os negócios como os conhecemos, tornando ainda mais evidente que para quem deseja seguir adiante com êxito, é imprescindível entender a melhor maneira de cultivar conexões com as pessoas.
Se na física os opostos se atraem, na vida real a dinâmica é bem diferente. A chave é a autoridade e propósito no seu negócio, o que naturalmente atrai profissionais que compartilham dos mesmos valores e horizontes que você. Sendo assim, é fundamental, dialogar com outras ciências adjacentes à sua área específica; e gerar valor sem esperar nada em troca! É a partir dessas premissas que parte o Business Network International, o BNI, uma organização internacional de referências de negócios, fundada nos Estados Unidos, por Ivan Misner em 1985.
Mas, e como fazer um networking que dê resultados?
Desligue o modo vendas. A jornada de consumo tem sido fortemente impactada e as empresas começam a entender que não é possível simplesmente pular a credibilidade para chegar à conversão mais rapidamente. Quando se trata de networking, é preciso ter uma conexão verdadeira e considerar o ‘efeito borboleta’. Ao conhecer um profissional em uma reunião ou evento, ela não simplesmente te indica para outras pessoas, mas referência! Isso mesmo! Indicação qualquer um faz, mas referenciamos os que confiamos e conhecemos. Assim, você será capaz de construir relacionamentos sem saber onde esse efeito borboleta pode te levar, mas mudando a vida dos seus negócios, mantendo-os sempre oxigenados.
A correria do dia a dia nos faz acreditar no equívoco de que nunca há tempo para fazer networking, mas na verdade sempre há. Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora. É tempo de dar consequência prática a filosofia do Givers Gain, aplicada pelo BNI, tornando o mundo um lugar onde a diversidade é uma força e todos podem ter sucesso.
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(*) Marco Lobão – é empresário e presidente do BNI Sergipe