O secretário do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia, José Augusto Carvalho, e o superintendente da pasta, Marcelo Menezes, participaram na manhã desta quinta-feira (01), de reunião na sede da Eneva, no Rio de Janeiro, com a presença de representantes de diversas empresas que têm participação na economia de Sergipe.
Entre os presentes estavam membros da VLI (empresa que administra o Terminal Marítimo Inácio Barbosa – TMIB), da Carmo Energy (que está prestes a assumir o Polo Carmópolis, após arrendamento à Petrobras), Noxis Energy (que pretende instalar uma Refinaria no estado), além da empresa Engetec e da equipe da Eneva, liderada pelo diretor Marcelo Cruz Lopes.
A reunião teve como pauta, a busca de sinergias para o desenvolvimento de um projeto de ampliação do Porto de Sergipe, tendo como foco principal o atendimento das necessidades do projeto da refinaria da Noxis.
O secretário José Augusto Carvalho informou que é necessário “ juntar interesses dos diversos agentes, no propósito de viabilizar investimentos para ampliação e melhoria das condições operacionais do Porto de Sergipe”.
O assunto terá desdobramentos a partir de entendimentos bilaterais, visando a busca de interesses comuns, especialmente operações de GNL em pequena escala da Eneva e possibilidade de fornecimento de petróleo produzido pela Carmo Energy para ser processado na unidade em projeto da Noxis.
O superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, afirmou que está otimista “com as perspectivas de virmos a ter a implantação do projeto da NOXIS que por sua vez possibilitará o desenvolvimento de inúmeros outros empreendimentos na área petroquímica em Sergipe.”