A nova Orla da Coroa do Meio, construída pela Prefeitura de Aracaju, recebe diariamente aracajuanos e turistas que visitam a região à beira-mar. O espaço conta com uma área de 9,6 mil m² de passeios em concreto, 21 mil m² de pavimentação asfáltica, acessibilidade, estacionamento, piso intertravado, sinalização vertical e horizontal, iluminação e paisagismo. Para os adeptos de uma boa pedalada, o local também ficou mais atrativo, pois possui 2 mil m² de ciclovia.
O projeto foi executado pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e garantiu um espaço com aspecto paisagístico moderno, próprio para a convivência e contemplação das praias. Para que a orlinha se tornasse uma realidade, a Prefeitura de Aracaju investiu mais de R$ 4 milhões, recursos viabilizados junto ao Ministério do Turismo. A obra faz parte do projeto +Aju Plano de Estímulo à Atividade Econômica e Geração de Emprego e Renda, que tem o objetivo de fomentar as áreas mais afetadas pela pandemia, a exemplo do turismo.
Para o que era antes, o local foi totalmente transformado, e além de tornar a cidade mais atrativa, se transformando em parte dos destinos turísticos de Aracaju, a nova orla também trará mais qualidade de vida para os moradores locais. Ela será um importante conexão entre o bairro Coroa do Meio e a Orla da Atalaia, estabelecendo um circuito vital que impulsionará o turismo e o comércio, beneficiando bares, restaurantes e outros negócios deste setor que têm grande potencial econômico.
Atraente para adultos e crianças
A nova Orla da Coroa já brilha como um novo local de lazer e entretenimento para adultos e crianças que passam pela região, encantando moradores e visitantes de todas as idades. Com ciclovia, parquinhos, aparelhos para exercícios físicos e outras estruturas, o orlinha já se tornou um novo ponto de encontro. Juliana Dias Maia, de 34 anos, já conferiu o local e aprovou o que viu.
“Eu acho que a construção dessa orla foi muito boa, porque o pessoal aqui perto não tinha nada, nenhum local que a gente pudesse usar para se exercitar, passear, brincar com as crianças. A vista é muito bonita e o local é bem refrescante. A orlinha transformou o visual da cidade”, disse.
Eliana Francisco, de 37 anos, mora na região próxima à Orla da Coroa do Meio, e disse ter gostado bastante da novidade. “Antigamente, aqui era um local bem perigoso, e agora está ótimo, se tornou um lugar de lazer para os adultos e para as crianças. Ficou até mais bonito para frequentar, vir no final da tarde. Quem não pode pagar uma academia, aqui tem os aparelhos para fazer exercícios. As crianças estão amando”, afirmou.
O advogado Newton César dos Santos Barros, de 45 anos, mora no bairro 13 de Julho, e esteve na orlinha da Coroa do Meio com sua filha, a pequena Laila, que adorou. “É muito bom para que as crianças possam aproveitar mais as brincadeiras ao ar livre. Muitas vezes o lazer fica restrito ao shopping ou ao Parque da Sementeira, que agora está em reforma. Então uma orlinha assim, com parquinho, com brinquedos, faz com que as crianças se empolguem e se divirtam com essas atividades. Esse espaço aqui ficou ótimo, eu realmente não conhecia. Nós o descobrimos agora e gostamos muito. A vista é muito bonita.”, declarou.