Aumentar a geração de empregos, movimentar a economia e melhor distribuir a riqueza. É assim que Victor Rollemberg, novo gestor da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde) define os objetivos da pasta.
Criada pela lei 5.543/2022, a Semde – que está localizada no prédio da Secretaria da Fazenda, na praça General Valadão, Centro – tem como finalidade fortalecer a política de atração de empresas e novos negócios para a capital, além de fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação no município. A pasta vinha sendo administrada interinamente pelo secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos.
Victor Rollemberg foi empossado pelo prefeito Edvaldo Nogueira no início deste mês, e já chega com a Secretaria estruturada para dar sequência aos trabalhos. Oriundo da iniciativa privada, o novo gestor quer imprimir a marca da celeridade e eficiência à sua gestão na pasta, o que, segundo ele, vai ajudar a população aracajuana por meio da geração de empregos e fomento à economia local.
Uma das principais metas da secretaria, a curto e médio prazo, é a revitalização do centro comercial de Aracaju. Victor explica que, atualmente, muitas empresas estão fechando, e que fazer melhorias no Centro é uma das medidas para reabri-las ou manter as que lá estão.
“Mas não queremos apenas mantê-las. Nosso passo é mais ousado. Queremos que o próximo secretário e o próximo prefeito deem continuidade às políticas de Estado que nós vamos implementar para que o Centro seja o verdadeiro pulmão do comércio sergipano”, destaca o gestor.
Ainda sobre essa revitalização, ele cita como medidas a melhoria da iluminação pública, reformas nas calçadas, e criar uma identidade visual pela qual Aracaju possa ser conhecida nacionalmente.
Fomento à tecnologia e ao turismo
Fomentar a tecnologia, ressalta o secretário, também faz parte das metas da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação. Uma das ideias principais, nesse sentido, é incentivar a criação e instalação de startups, thinktechs e outras empresas da área de tecnologia na Galeria de ArateJ. Inácio.
“Queremos formar ali um centro de mão de obra qualificada para aprender programação, softwares, tudo o que for ligado à tecnologia. Isso é muito importante porque o mundo está caminhando para a geração de empregos na área tecnológica. E aqui em Sergipe nós temos ainda um déficit muito grande nessa área”, explica.
AA gestão municipal trabalhará para atrair à capital grandes empresas da área tecnológica. E, além de viabilizar o que será o Hub Tecnológico em Aracaju, a secretaria tem como outra meta alavancar o turismo. De acordo com o secretário Victor Rollemberg, uma das pretensões é trabalhar para trazer um parque temático infantil para Aracaju.
“Sabemos que, comprovadamente, do turismo que circula nos municípios, de 15% a 20% é com crianças. Então viabilizar um parque temático infantil vai gerar mais negócios, ampliação da malha aérea e movimentar o turismo. Acho que assim podemos avançar em boas coisas no sentido de aumentar a movimentação da economia, geração de emprego e distribuir melhor a fatia da riqueza na nossa cidade” afirmou.
A capital sergipana já está em ritmo de contagem regressiva para a realização do…
Por Diego da Costa (*) ocê já parou para pensar que a maioria…
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e…
Por Sílvio Farias (*) Vinícola fundada em 1978 com o nome de Fratelli…
Por Acácia Rios (*) A rua é um fator de vida das cidades,…
Com a realização do Ironman 70.3 Itaú BBA, a maior prova de triatlo da…