sexta-feira, 15/11/2024
Flávia e a descoberta pela arte na cozinha

O amor pela arte de cozinhar leva casal a abrir um novo negócio

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“Conhece-te a ti mesmo”. Esse aforismo mais famoso atribuído a Sócrates serve para ilustrar a descoberta que o casal Mário e Flávia Assunção fez neste tempo de isolamento por causa da covid-19: o prazer pela arte de cozinhar. Sem nenhuma atividade na empresa de turismo da qual são proprietários, eles viram nesta arte a possibilidade de unir o útil  ao agradável e criaram o Sabor de Vida (@sabordevidaa). Eles fazem marmitas fits para pouco mais de uma centena de clientes em Aracaju. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 79.99174.5007.

Flávia e Mário: depois da paixão pelo turismo, a cozinha afetiva

“Foi uma conexão comigo mesma, com a comida e depois fazer disso um negócio. Não fosse a pandemia, poderia não ter acontecido. Entendo como missão e estávamos esperando a oportunidade. Financeiramente, paga as nossas contas. Hoje o turismo corresponde 20% do nosso faturamento e os outros 80%, do Sabor de Vida  Cozinha Afetiva”, diz a turismóloga e empreendedora Flávia Assunção.

Leitura e curso

Ela sempre gostou de cozinhar, até por tradição da família, mas não havia pensando que esse gosto se tornaria um negócio. “Aqui no sítio da família, em Santo Amaro (BA), onde vim passar uns dias durante a pandemia, comecei a pensar nessa conexão com os alimentos. Comecei a cozinhar como forma de integrar mais a família, todos gostaram. Iniciei leituras sobre nutrição e como compor pratos nutritivos. Depois fiz um curso de nutrição básica e comecei a vender as marmitas, inicialmente em Salvador”, contou.

Cumplicidade, um dos pratos mais vendidos

A primeira marmita foi vendida no dia 16 de maio deste ano e até agora já foram cerca de 1 mil entregas, em Salvador e Aracaju. “Na semana retrasada, em Aracaju, vendemos 136 marmitas”, afirma Flávia que, junto com o  Mário Assunção, montou um esquema de produção e entrega. Normalmente, os pedidos são fechados na terça-feira, na quinta é feita a produção e na sexta, das 8 às 14 horas, são feitas as entregas.

Marmitas para a semana

As marmitas são todas congeladas e, em média, cada cliente pede de três a sete por semana. “Qual é nossa diferença? Hoje, normalmente, as marmitas são para consumo imediato. No nosso caso, a pessoa compra para a semana, e elas são individuais”, diz Mário. O peso das marmitas é de  300 gramas.  Existem dois planos fit: o Primeiro Passo, com cinco marmitas, que custa R$ 70 mais taxa de entrega; e o Mais Saúde, que são 10 marmitas, no valor de R$ 135 e sem custo de entrega.

O casal empreendedor também pensou em algo diferente para dar nome aos pratos e aí os dois filhos pequenos opinaram. Com a pegada de “cozinha afetiva”, o cliente encontra pratos como “Panqueca da Saúde”, “Cumplicidade”, “Vida boa”, “Plentitude” e “Moromba”, com 300 gramas e cujo valor unitário é R$ 15,00. Nos planos de Flávia e Mário estão marmitas para a família.

Amanhã, a próxima história: Servidor público decide investir em moda masculina para reforçar orçamento.

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Sobre Antonio Carlos Garcia

Editor do Portal Só Sergipe

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