Um grupo de deputados federais maçônicos, de vários Estados brasileiros, fez um convite para que o parlamentar Múcio Bonifácio Guimarães Filho se candidate para disputar a presidência da Soberana Assembleia Federal Legislativa (SAFL), substituindo o atual Ricardo Volpe. Esse convite ocorreu, neste final de semana, em Brasília, onde aconteceu a última sessão do ano da SAFL.
Múcio Bonifácio atendeu à solicitação dos parlamentares e disse que está iniciando a caminhada “para fazer um trabalho coletivo, não individual”. Múcio Bonifácio é natural de Rio Verde (GO), tem 76 anos e foi Soberano Grão Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil (GOB), entre 2018 a 2023, e hoje é deputado federal maçônico.
Múcio Bonifácio diz que recebeu esse convite com “muita responsabilidade, determinação e orgulho”. Um de seus projetos, caso seja eleito presidente da SAFL, em junho, é criar o portal da transparência no site da SAFL. “Em todas as despesas que fizermos, teremos os respectivos comprovantes no portal, de modo que não paire nenhuma dúvida sobre nossas ações”, assegurou.
Ele lembra que lhe perguntaram o porquê de continuar essa atividade. “Eu respondi que minha vida foi formada de trabalho, que eu tenho comprometimento com o GOB e o que puder fazer, farei”. Além de implantar um portal da transparência, Múcio Bonifácio quer que a SAFL “trabalhe muito para dentro, pois é preciso que ela esteja bem no seu funcionamento interno para ter resultados objetivos. Faremos um trabalho coletivo, incrementando a relação com os parlamentares estaduais e federais, um conjunto de mais de 100 mil pessoas. Queremos otimizar isso. Acredito que com uma equipe consciente, melhorando a comunicação, teremos bons resultados”, completa.
Um problema técnico que Múcio Bonifácio pretende resolver é com relação ao sinal de internet no templo da SAFL “Esse problema é inadmissível e temos que encontrar uma solução”.
Vários títulos
Múcio Bonifácio foi iniciado na Loja Maçônica Estrella Rioverdense 1139, em Rio Verde, no dia 18 de março de 1978, elevado em 17 de agosto de 1979, exaltado em 27 de abril de 1979 e foi venerável em 18 de março de 1984. Ao longo da vida maçônica recebeu vários títulos, entre eles o de Cidadão Sergipano, de autoria do deputado estadual Luciano Pimentel, no dia 3 de abril de 2023. Na oportunidade, Múcio comemorou o fato de, a partir daquela data, ser sergipano.
Funcionário de carreira do Banco do Brasil, Múcio Bonifácio atuou em diversas atividades governamentais e foi professor universitário. Ele é advogado, sociólogo, especialista em Direito Público e com MBA em Controle Financeiro.