Articulistas

O exemplo arrasta? O que move o ser humano é a ação

Compartilhe:
Diego da Costa (*)

Muitas pessoas comentam sempre que “somente o exemplo é que faz uma comunidade melhor, o exemplo arrasta”. Será? O exemplo na liderança é muito importante para potencializar nos liderados um caminho orientado. Naturalmente é necessário pensar, falar, saber e agir. O exemplo é a ação. O que os líderes estão fazendo para mudar a realidade das organizações através do exemplo, através da ação? A análise deve ser neste caminho: usar os nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar, olfato) para entender quem somos e aonde queremos chegar. Aparentemente é meio filosófico e utópico, só que não é. É a pura natureza humana.

O primeiro passo é buscar um autoconhecimento e refletir sobre seu verdadeiro papel na sociedade. Você sabia que assume papéis todos os dias na sua vida? Papel de pai, mãe, marido, esposa, empreendedor, empresário… A sugestão inicial é: realize um mapa de todos os papéis que você tem, escreva e faça uma reflexão sobre esses caminhos que você assume todos os dias.

Na sequência escreva a sua visão, onde você deseja chegar daqui a 5, 10, 15 e até mesmo 20 anos. Esse exercício é muito bom. Escreva essa visão e coloque energia verdadeira neste propósito. Este é o seu exemplo que vai arrastar as pessoas que estão ao seu lado. Agora, escolha as suas ferramentas, sua plataforma de trabalho, conecte-se com pessoas e parceiros, coloque seus projetos no seu portfólio (“carteira” de projetos) e comece a ação. O exemplo, realmente vai arrastar uma boa quantidade de pessoas e até de seguidores.

A vida é um projeto, a sua e a minha, o dia do início deste projeto foi no dia do seu, do meu nascimento. Quando será o fim? Quando chegar a morte! Nossa Diego, que tema chato! É muito chato escrever sobre morte, só que é necessário, pois todos nós chegaremos neste final do projeto. Então, o que acontece neste “projeto de vida”? Acontece um planejamento, um monitoramento e controle. Como é que faz isso? Escreve tudo. Faz um trabalho com foco em saber onde você deseja chegar, seja motivado, nas diversas áreas da vida (carreira, relacionamentos, conexão com Deus, saúde e energia). Comece construindo um verdadeiro portfólio com base em uma plataforma gigante com todos os seus projetos. Entendeu?

Lembre-se de que é necessário realizar uma análise (ambiente), passar pelo processo de decisão (missão, valores, princípios e a lista de prioridades), para chegar na ação. A necessidade de colocar tudo dentro da sua plataforma fará a diferença entre sucesso e fracasso dos seus projetos.

O melhor é que a mudança, a inovação, a transformação estarão na sua vida para potencializar todos os projetos. Seja um pequeno, simples projeto a um grande e complexo. Você pode iniciar um trabalho com esse foco. O exemplo arrasta? Sim! Só que a ação arrasta mais. Faz assim, vai lá e faz!

Poderia escrever até um livro sobre este tema, mas não é o meu desejo no momento. O desejo é que você consiga colocar todos os seus projetos em ação e que consiga atingir as metas que colocou no papel. Sejam projetos pessoais ou profissionais, não importa, o importante é colocar em prática o aprendizado constante, e apresentar soluções para uma sociedade que busca a prosperidade e a abundância.

_____

(*) Diego da Costa é profissional de administração, pós-graduado em marketing, MBA em gerenciamento de projetos, atualmente está diretor do Parque Tecnológico de Sergipe (SergipeTec), diretor do Conselho Federal de Administração (CFA), além de ser um consultor no Brasil da Associação Tempos Brilhantes (ATB), sediada em Portugal.

Compartilhe:
Só Sergipe

Site de Notícias Levadas a Sério.

Posts Recentes

Marco Queiroz, presidente do Banese: “A expectativa é que o Banese continue crescendo de forma sólida e sustentável”

  Banco do Estado de Sergipe (Banese) segue uma  trajetória de crescimento. Os números divulgados…

17 horas atrás

A Proclamação da República e a influência da Maçonaria

  Por Gilberto Costa-Silva (*)   15 de novembro de 1889, data da Proclamação da…

17 horas atrás

Não importa o placar: 6×1 ou 4×3; sem uma mudança na tributação sobre a folha, o trabalhador sempre perde

  Por Juliano César Souto (*)   Brasil enfrenta um desafio estrutural que vai além…

2 dias atrás

Cultura Geral – Ou do ‘de tudo um pouco’ ao ‘nada com coisa alguma’

  Por Léo Mittaraquis (*)   Para os diamantinos próceres Marcos Almeida, Marcus Éverson e…

2 dias atrás

Deixe-me outro dia

  Prof. Dr. Claudefranklin Monteiro Santos (*)   tema do presente artigo foi inspirado na…

3 dias atrás

Banese alcança lucro de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros meses de 2024

  O Banese apresentou um lucro líquido ajustado de R$ 106,1 milhões nos nove primeiros…

3 dias atrás